Organização Pública faz balanço parcial das ações da operação Verão da Gente

• Atualizado há 3 anos ago

Mais de duas mil pessoas já foram orientadas sobre o uso obrigatório de máscara e o cumprimento da medida de distanciamento para evitar a transmissão da Covid-19 nos balneários e ilhas. Este é o balanço parcial da Organização Públicada, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), apresentado nesta terça-feira, 20, sobre a atuação do órgão na operação Verão da Gente, da Prefeitura Municipal de Belém, neste período de férias escolares. O principal resultado das ações é que se registra tranquilidade e conscientização por parte da população.

A coordenação de Organização Público participa da operação fiscalizando o uso dos espaços públicos, funcionamento de barracas, trabalhadores informais e orientando os veranistas nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e ilha de Cotijuba.

Segundo o coordenador da operação, Rafael Braga, a operação já passou pelo Combu, Mosqueiro,Outeiro e na última sexta-feira,16, e sábado, 17, esteve em conjunto com a Guarda Municipal de Belém, no terminal hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel, bairro Condor, orientando o embarque de passageiros na travessia para a ilha do Combu e fiscalizando os trabalhadores informais, beneficiados com doação de máscaras.

“Estamos durante todo o mês de julho realizando os serviços de orientações aos nossos veranistas, comerciantes e trabalhadores informais com as recomendações necessárias. Para nós, a saúde desses trabalhadores e da população é o mais importante”, destacou o Coordenador da Organização Pública, Rafael Braga.

As ações de Organização Pública também são realizadas conforme solicitação e orientação dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Segurança Pública.

Combu

Comerciantes da ilha do Combu receberam orientações sobre as medidas sanitárias seguras para funcionar durante o mês de julho, época de maior procura pelos restaurantes e locais de realização de festas na ilha. A intenção da ação foi orientar para evitar o aumento dos casos da Covid-19 neste período.

Mosqueiro

Fiscais da Organização Pública fiscalizaram o uso dos espaços públicos, funcionamento de barracas e trabalhadores informais no Distrito de Mosqueiro. As primeiras abordagens da ação tiveram um caráter educativo, orientando os permissionários de barracas e ambulantes localizados no calçadão das praias do Ariramba e Chapéu Virado.

Outeiro

A operação esteve fiscalizando o uso de espaço público, funcionamento de barracas e dos trabalhadores informais, na Ilha de Caratateua, distrito de Outeiro. Os fiscais atuaram na fiscalização e orientação de comerciantes, ambulantes e veranistas.

A operação vai se estender até o início de agosto. As próximas visitas acontecerão em Icoaraci e Cotijuba.

“Sem dúvida a nossa participação é importante, junto aos demais órgãos de segurança envolvidos, em prol de manter um verão seguro para os veranistas que nesse período freqüentam os nossos balneários e ilhas. O nosso pessoal, liderados pelo coordenador Rafael Braga, está capacitado para fazer essa fiscalização e controle, usando a abordagem correta estabelecida por nossa gestão, que é a partir do dialogo para orientar e prevenir”, destaca o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Igor Monteiro