Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Ilha de Cotijuba recebe nova unidade de saúde, modernização da iluminação e pavimentação viária

O caminho até a pacata Ilha de Cotijuba, localizada a uns 40 minutos do Trapiche de Icoaraci, é banhado pelas águas doces e mornas da Baía do Guajará e afluentes do rio Pará, até chegar ao trapiche da ilha e às sete principais praias locais: Praia do Farol, Praia Funda, Pedra Branca, Vai Quem Quer, Prainha, Praia do Amor e Saudade.

Motorrete e bondinho foram os transportes utilizados pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, até a avenida Magalhães Barata, nesta quarta-feira, 21, para acompanhar a revitalização da via, que já tem 700 metros de bloquetes concluídos, com previsão de aproximadamente 8 km de recuperação viária.

Juntamente com os gestores da área de saúde, saneamento, urbanismo e da Agência Distrital de Outeiro, o prefeito inaugurou a reestruturação da Unidade Básica de Saúde da ilha, que recebeu novo sistema elétrico, hidráulico e gerador de energia. Também foi feita a entrega de ambulancha, ambulância e veículo de transporte material. Também foi inaugurado o novo sistema de iluminação pública todo modernizado na ilha.

Ilha de Cotijuba mantém identidade própria

Para além do turismo, cerca de 8 mil pessoas vivem na ilha de Cotijuba, muitas famílias residem no local há décadas e mantêm tradições e muitas histórias, que construíram a identidade própria da ilha. Já para os visitantes, ao chegar ao trapiche de Cotijuba, no Terminal Hidroviário Poeta Antônio Tavernard, existem três opções de transporte para percorrer as comunidades locais de motorrete, bondinho ou mototáxi, que são os veículos disponíveis.

Com as obras e serviços realizadas pela Prefeitura de Belém, a população e visitantes de Cotijuba poderão desfrutar melhor da ilha. Proprietária de uma fruteira localizada na avenida Magalhães Barata, Rosimary Costa, afirma que a comunidade precisa de melhoria e disse que passou o tempo em que a situação estava complicada. “Agora as coisas estão começando a caminhar. O posto já deu uma melhorada e retomaram a construção dos bloquetes que estavam parados. Antes era iniciado e depois parava a obra”, destacou a moradora.

Morador da ilha há 10 anos, Samuel Machado, afirma que fica muito feliz de ver as obras e serviços em Cotijuba. “A gente fica muito feliz nesse início de gestão de ver as obras sendo continuadas e ajudando a população da ilha de Cotijuba a se locomover. Porque aqui a dificuldade é muito grande. Antes, o trabalho aqui era feito de qualquer jeito e agora a gente está vendo que está tendo um carinho maior no desenvolvimento do trabalho”, informou.

Nova iluminação e mais segurança aos moradores

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, 464 pontos de iluminação foram modernizados de um total de 900 que existem na ilha, ou seja 51,55% do serviço realizado.

“Todos unidos para levar políticas em favor da nossa gente em Cotijuba. A iluminação com a lâmpada led é mais econômica e tem um poder de iluminar bem maior, tanto para embelezar, quanto para tornar Cotijuba mais segura”, informou o prefeito.

Edmilson Rodrigues também ressaltou que ao mesmo tempo a Prefeitura viabiliza a conclusão de bloquetagem da via, cuidado geral da limpeza da ilha, que ele define como um paraíso. Também enfatizou a reestruturação da unidade de saúde, com gerador para que de madrugada qualquer procedimento cirúrgico de pequeno porte não seja interrompido por falta de energia.

UBS reestruturada e com mais serviços

Com a conclusão da reforma da UBS, a população agora conta com um consultório odontológico, consultório especializado, sala de curativo, além do novo gerador de energia elétrica, após dez anos sem o equipamento.

Bárbara Cunha, técnica de enfermagem, mora na Augusto Montenegro e pega o barco dos professores toda manhã, às 7h para às 8h começar o atendimento na UBS de Cotijuba. “Trabalhamos aqui com odontologia, vacina, curativo, urgência e emergência. Também nos mobilizamos com ações de saúde nas praias neste mês de julho. Mesmo com a pandemia, o atendimento aqui não parou. Com essa reforma eu acredito que a população vai se sentir mais acolhida”, informa.

O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, explica que a UBS de Cotijuba foi completamente revitalizada em toda a sua infraestrutura e com recomposição de recursos humanos, além de novo gerador de energia elétrica para que a Unidade possa funcionar 24h. Também foram viabilizados novos veículos de transporte, ambulância e ambulancha revitalizada. “Em breve deveremos ampliar a equipe da estratégia Saúde da Família. Hoje existe uma equipe trabalhando, mas nós vamos ampliar em pelo menos mais uma”, destacou.

Revitalização Viária – A revitalização da pavimentação viária na avenida Magalhães Barata precisa de cerca aproximadamente 400 metros para conclusão obra de acordo com a Sesan. “Cotijuba é um lugar lindo, que estava completamente abandonado. Estamos trabalhando para melhorar a vida dessas pessoas que moram aqui”, afirma a secretária de Saneamento Ivanise Gasparim.

Joyce Assunção