Modernizar e ampliar o parque de iluminação pública de Belém é uma das principais metas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Por isso, a diretoria de Iluminação Pública (DIP) acompanha de perto com uma nova metodologia, a atuação da Endicon, empresa que tem contrato pra prestar serviços de manutenção e instalação de iluminação pública na cidade e nos distritos de Belém.
De janeiro a junho deste ano, a Seurb atendeu 91% das demandas em Iluminação Pública da cidade. Neste período foram realizados 14.506 atendimentos, o que significa mais de 80 por dia.
O diretor da DIP/Seurb, Félix Negrão, explica que o órgão avança no atendimento e que a meta é otimizar em 100%. Porém, a demanda na capital é muito grande por vários motivos, com destaque para o parque elétrico de iluminação pública, que segundo Negrão, será modernizado a médio prazo; o vandalismo e o desvio ou furto de energia elétrica, através do sistema de iluminação pública.
Com a nova metodologia, a Seurb acompanha através de mapas todos os atendimentos feitos mês a mês e pode fazer um balanço e ao mesmo tempo analisar os problemas mais comuns.
De janeiro a junho desse ano foram recebidas 15.580 solicitações de atendimentos, sendo que 14.506 foram atendidos e resolvidos. Antigas demandas em conjuntos habitacionais estão sendo atendidas.
“Agora a rua está bem iluminada. Antes era uma escuridão aqui, a gente não via trabalho. Agora a equipe está direto fazendo manutenções aqui e graças a Deus, tá melhorando. Eu espero que continue o trabalho pra que o nosso conjunto esteja sempre seguro”, afirma a Maria Rita Moreira, moradora há mais de dez anos do Conjunto Panorama XXI, localizado na avenida Augusto Montenegro.
Feiras e mercados iluminados
A DIP/Seurb, também realizou manutenção em oito feiras e mercados de Belém, como no Complexo de Abastecimento e Feira de Farinha do Guamá, na Feira da Cabanagem, Feira do Barreiro, Feira da 25 de Setembro e no Complexo de São Braz. Tendo inclusive, melhorado a iluminação através de refletores e mudança do tipo de lâmpadas, como na feira do Produtor no Entroncamento e o Mercado de Icoaraci.
Esforço concentrado nas ilhas e distritos na Operação Verão da Gente
Todo o sistema de iluminação pública na ilha de Cotijuba recebe o trabalho de modernização, sendo transformado para o sistema LED. O trabalho realizado pela Seurb está sendo muito bem recebido pelos moradores da ilha.
Ítalo John é morador de Cotijuba e afirma que é muito gratificante a nova iluminação em LED, que torna a ilha mais segura, principalmente à noite. “A gente precisa dessas melhorias. A comunidade está grata com o trabalho e cosntantando que 50% da iluminação pública já foi trocada. Isso nos traz mais segurança, qualidade de vida e garante o nosso direito de ir e vir”, informa Ítalo. O morador enfatiza, que Cotijuba é um lugar lindo, que estava abandonado pelas gestões anteriores.
Dos 900 pontos de iluminação pública que existem na ilha de Cotijuba, segundo a Seurb, 708 já foram substituídos pelo sistema LED, totalizando 78,66% do serviço, que deverá ser concluído até setembro.
Quem vai para Cotijuba por Icoaraci percebeu também que o trapiche está com nova iluminação, assim como o Mercado Municipal e a orla da ilha, que receberam refletores para melhorar a iluminação existente.
Distritos melhor iluminados
Já em Outeiro, quem gosta de curtir a praia Grande durante a noite, pode desfrutar com mais segurança a beleza do lugar. Lá foram realizadas podas das árvores, manutenção e substituição dos refletores para garantir a luminosidade necessária à praia. O mesmo trabalho foi realizado na área conhecida como Pistão, em Outeiro, muito frequentada à noite.
Em Mosqueiro, o destaque é para a instalação de projetores e novos postes de iluminação pública ao longo da orla das praias do Murubira e Porto Arthur. Também foi realizada pela Seurb a nova iluminação na quadra de esportes do Furo das Marinhas e a manutenção da iluminação pública na ponte de Mosqueiro.
Diversas obras de iluminação pública estão em andamento opela Seurb. Uma delas é a modernização e ampliação da iluminação no Complexo Ceasa. Também está sendo viabilizada a segunda etapa de implantação de iluminação pública na avenida Tucunduba, no bairro do Guamá; modernização do sistema de iluminação pública e implantação de iluminação nas áreas verdes do Residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci; implantação de iluminação pública no Residencial Jardim Nova Vida e melhoria e modernização para o sistema de iluminação pública em LED na avenida Rodolfo Chermont.
“Essa é a nossa missão, modernizar e ampliar o parque de iluminação pública de Belém, seus distritos e ilhas. Iluminação pública de qualidade significa bem-estar e mais segurança para a população. Vamos trabalhar muito pra isso”, garante o secretário de Urbanismo de Belém, Deivison Alves.
Texto: Cristina Nascimento