Ações do “Verão da Nossa Gente” beneficiam milhares de pessoas em Belém, distritos e ilhas

• Atualizado há 3 anos ago

Desde o início de julho até o último final de semana, a Prefeitura de Belém realizou diversas ações e programações integradas entre os órgãos na campanha “Verão da Nossa Gente 2021”. As iniciativas proporcionaram melhorias na vida de milhares de pessoas nas áreas da infraestrutura, saneamento, saúde, educação, trânsito, arte, cultura, esporte e lazer.

Com isso, a campanha ajudou a tornar Belém uma cidade mais cuidada e bonita, fiscalizando e respeitando também os protocolos sanitários da pandemia da covid-19. O “Verão da Nossa Gente” ocorreu na capital paraense e nos seus distritos: Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Além das ilhas de Cotijuba, Combu, Murutucu, Grande e do Aurá.

As iniciativas envolveram diretamente as Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb), Saúde (Sesma), Direitos Humanos (SecDH) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB), Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e o Banco do Povo, com a colaboração das administrações dos distritos de Mosqueiro (Admos), Outeiro (Arout) e de Icoaraci (Adic), da Coordenação Antirracista (Coant) e outros.

Nesse período a Sesan avançou nas ações de resíduos sólidos, recuperação asfáltica e educação ambiental. Em Mosqueiro, a 70 km de distância do centro de Belém, onde moram pelo menos 27 mil habitantes, em relação a resíduos sólidos a Secretaria disponibilizou uma patrulha mecanizada, contendo uma pá carregadeira e também quatro caçambas Truck para coleta de entulho, duas equipes de roçagem com cinco roçadeiras cada, cinco equipes de capinação, raspagem e caiação de vias.

Além disso, dispôs dois caminhões coletores para os resíduos domiciliares gerados na ilha. Foram coletadas cerca de 2.232 toneladas de resíduos domiciliares e 8.928 toneladas de entulhos diversos, produzidos na ilha somente no mês de julho.

Nas ilhas do Combu, Murutucu, Grande e do Aurá, a Sesan implantou a coleta regular de resíduos sólidos domiciliares três vezes por semana e também fez a implantação da coleta seletiva, que atende a todos os moradores e dos comércios, como os bares e restaurantes das ilhas. Estima-se que são coletadas, em média, cerca de 140 toneladas de resíduos domiciliares mensalmente, envolvendo um total de 200 trabalhadores.

Cotijuba recebeu o total de 150 trabalhadores na operação, sendo uma equipe de limpeza, uma motoniveladora, uma caçamba Truck e ainda um rolo compactador para recuperação e aterramento de vias vicinais da ilha, como a avenida Jarbas Passarinho, que dá acesso à Praia do Farol e a avenida Magalhães Barata, que dá acesso à Praia do Vai-Quem-Quer.

Para Icoaraci a Sesan disponibilizou uma patrulha mecanizada, contendo uma pá carregadeira e quatro caçambas Truck para coleta de entulho, uma equipe de roçagem com cinco roçadeiras cada, e três equipes de capinação, raspagem e caiação de vias.
Além disso, ofereceu um caminhão coletor para os resíduos domiciliares. Foram coletadas no distrito, somente no mês de julho, aproximadamente 2.790 toneladas de resíduos sólidos e 5.580 toneladas de entulhos diversos, com a atuação de 150 trabalhadores na operação.

Recuperação asfáltica

Já a recuperação asfáltica atendeu 18 bairros, 45 vias e 50 trechos críticos na campanha “Verão da Nossa Gente”. A extensão total das vias recuperadas foi de 47,5 quilômetros (km), sendo 24,5 km em Mosqueiro; 11,5 km Outeiro e 11,2 km em Icoaraci. Ela passou por nove bairros, 20 vias e 23 trechos críticos em Mosqueiro e mais seis bairros, 13 vias e 14 trechos críticos em Icoaraci, além de três bairros, 12 vias e 13 trechos críticos em Outeiro.

Drenagem urbana

Nesses lugares, as equipes da Sesan realizaram limpeza e desobstrução de 901 caixas (poços de visita, bocas de lobo e caixas de passagens), 20.726 metros de tubulações (rede, espinha e rede auxiliar) por hidrojateamento e recuperação de galerias e troca de tampas danificadas.

Educação ambiental

Na área da educação ambiental a Secretaria realizou ações em Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e no trapiche da Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, em Belém, sempre nos finais de semana.

Foram realizadas blitz da educação ambiental junto aos feirantes, ambulantes, barraqueiros e veranistas, orientando sobre a forma adequada de armazenamento de resíduos sólidos (lixo), separação de materiais reciclados e o descarte correto.

A caminhada ecológica recolheu 15 toneladas de materiais reciclados em Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. A equipe contou com 40 educadores ambientais, 20 bombeiros civis voluntários e trabalhadores das cooperativas de catadores e catadoras.

Seurb intensifica serviço de iluminação nos distritos

Durante a campanha, a Seurb intensificou o trabalho de manutenção no sistema de iluminação pública de todos os distritos, iniciado em junho. O serviço envolveu a troca de lâmpadas queimadas ou danificadas, além da reposição de peças como relés, reatores, capacitores e conectores.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, destaca que, em Mosqueiro, foram realizados mais de 600 atendimentos de melhorias na manutenção da iluminação pública.

Além disso, Cotijuba recebeu modernização em todo seu parque de iluminação pública para Led. Icoaraci e Outeiro receberam diversas manutenções e instalações de projetores em alguns pontos, no intuito de reforçar a iluminação existente.

Prefeitura entrega caramanchão e retoma obras do Mercado em Mosqueiro

Mosqueiro completou 126 anos em 6 de julho. Na ocasião, o prefeito Edmilson Rodrigues esteve lá e, emocionado, destacou a inauguração do Centro Multicultural Solar das Artes, na Praça da Vila.

“Várias secretarias estão atuando aqui. Inauguramos um Museu de Arte e todos devem visitar. Fizemos limpeza urbana para a recuperação do asfalto. Fico muito feliz por, em seis meses, estar inaugurando várias obras aqui”, explanou. Ele também ressaltou que é necessário valorizar a ilha visitando, fomentando a economia, ajudando diversas famílias que dependem do turismo.

A prefeitura de Belém também entregou à população o caramanchão, na praia do Chapéu Virado, readequado aos moldes originais. O espaço desabou no dia 5 de fevereiro de 2021, em decorrência da ventania e das avarias na sua estrutura.

Além disso, a Seurb retomou as obras do Mercado Municipal de Mosqueiro. O intuito é concluir a obra até o fim de agosto de 2021, para dar condições de trabalho aos permissionários e conforto e segurança aos consumidores. As obras iniciaram em julho de 2020 e ficaram inacabadas pela gestão passada.

Flutuante de Icoaraci recebe reforma emergencial

Ainda no Verão da Gente, a Seurb fez reforma emergencial do flutuante de Icoaraci, com a revitalização do guarda-corpo, instalações das rampas de acesso do flutuante e de argolas para atracação dos barcos.

A iniciativa foi tomada para garantir o bom uso do espaço, até que seja finalizado o processo licitatório para a construção do novo trapiche, o que deve ocorrer no segundo semestre.

“Preparamos os distritos para receber a população e garantir um verão com alegria e responsabilidade, cumprindo o que estabelece o decreto estadual de prevenção ao novo coronavírus”, destaca o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Atividades de esporte atendem 800 participantes

Na área do esporte, a programação gratuita da Sejel atendeu cerca 800 participantes de diferentes idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Dentre as atividades diárias estavam caminhadas, hidroginástica, treinos funcionais, aulas de ritmos e queimada entre a comunidade LGBTQIA+.

A Sejel mobilizou 20 pessoas, incluindo oito profissionais de Educação Física da própria secretaria. As ações seguiram todos os protocolos de segurança, uso de máscara, álcool em gel e o limite de 50 pessoas por atividade.

Prefeitura entrega quatro unidades de saúde, uma ambulancha e uma caminhonete

Na área da saúde pública municipal, a prefeitura de Belém, por meio da Sesma, entregou à população quatro Unidades de Saúde completamente revitalizadas aos moradores das ilhas, além de uma ambulancha toda reformada e uma caminhonete nova.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve presente na maior parte dos eventos que marcaram a entrega desses serviços à população.

As unidades de saúde tiveram também os telhados trocados, bem como toda a rede elétrica, hidráulica e gerador de energia. Os espaços receberam, ainda, pintura geral e nova ambientação.

Uma delas foi no Combu, a Unidade Básica da Ilha do Combu; uma em Cotijuba, a Unidade Básica de Cotijuba; e cinco em Mosqueiro: as Unidades Básicas do Carananduba, Furo das Marinhas, Maracajá, Hospital Geral do Mosqueiro e Aeroporto.

A maioria das pessoas atendidas nas unidades é de moradores da região dessas ilhas. Nesses espaços, eles podem ter acesso a vários serviços de saúde como vacinação, teste do pezinho, pré-natal e preventivo, além de uma linha de cuidados para doenças crônicas não transmissíveis; cuidados para saúde do homem, da criança, do adolescente, da mulher, do idoso; e visitas domiciliares.

Em Mosqueiro foi entregue, ainda, uma ambulancha toda reformada e em Cotijuba, uma caminhonete nova para auxiliar nos serviços de urgência e emergência.

Circuito Afro-Amazônico atrai dezenas de participantes

Mosqueiro teve 82 participantes nas oficinas do Circuito Afro-Amazônico, realizadas por meio da Coant, do Banco do Povo de Belém e da Admos.

Em dois dias foram oferecidas oficinas de tranças, turbantes, grafismo indígena, customização de roupas com os temas afros, conhecimentos ancestrais sobre as ervas, dança afro, e artes circenses com perna de pau.

Para a coordenadora-geral do Banco, Georgina Galvão, além de proporcionar entretenimento, a iniciativa conseguiu atingir o objetivo de oferecer formação profissional em áreas capazes de gerar renda.

“Um serviço de tranças afro, por exemplo, pode render 300 reais ao profissional que saiba fazer esse serviço. Já uma camiseta de tema afro ou uma infusão de ervas para a melhoria da saúde também podem ser comercializadas”, completa.

Combate ao preconceito atinge mais de 4 mil pessoas

A campanha “No verão da nossa gente não há espaço para preconceito”, realizada pela SecDH, atingiu mais de quatro mil pessoas. Ela percorreu Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba, trapiche de Icoaraci, terminal de embarque da praça Princesa Isabel, ilha do Combu e terminal rodoviário de Belém.

A campanha educativa foi uma forma direta de combater os diversos tipos de preconceito. E também de alertar as pessoas sobre os canais de denúncia dos casos mais evidentes, como violência doméstica e trabalho infantil.

“Deixamos nossa mensagem de que é possível realizar um verão sem preconceito, sem ofensas e que os canais para denunciar os casos de violação dos direitos humanos estão abertos para as pessoas”, destaca o titular da SecDH, Max Costa.

A campanha realizou abordagem direta ao público e ganhou grande receptividade. Um panfleto, contendo a relação dos órgãos públicos e respectivos telefones, era entregue ao público, que também foi orientado a denunciar a situação. Para denunciar qualquer tipo de violência, ligue para o Disque 181.

Guarda Municipal orienta mais de 56 mil pessoas

Os agentes da GMB atuaram em Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e Cotijuba. Nesses lugares, eles realizaram 56.901 abordagens e orientações, sendo 51.701 com pessoas a pé e 5.200 condutores de veículos: carros, ônibus, vans e motos.

Foram ainda 1.215 ordens de serviço, 167 operações em conjunto com outros órgãos e 55 registros de ocorrências, que geraram 20 boletins em unidades policiais.

Entre as apreensões realizadas pela Guarda estão 10 armas brancas, 10 munições, um simulacro de arma, entorpecentes e 62 carretéis de linha encerada. Além disso, quatro veículos e quatro celulares foram recuperados, e quatro pessoas foragidas da justiça foram recapturadas.

Os agentes ajudaram duas crianças perdidas e socorreram duas pessoas com princípio de infarto. Mais de 100 chamadas por perturbação de sossego foram registradas e verificadas. O Disque Denúncia 153 recebeu 1.195 ligações durante o período.

Em 2021, incluindo as férias, 68 ações de fiscalização foram realizadas, para evitar aglomerações e no cumprimento do decreto estadual, no sentido de evitar a proliferação da covid-19.

A operação contou com o reforço de 217 guardas municipais dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Operacional.

Além dos agentes, a instituição disponibilizou 10 viaturas, 40 motocicletas, dois cães farejadores e um ônibus de monitoramento integrado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Texto: Cleide Magalhães

Veja também