Prefeitura revitaliza Praça Adelaide Farias da Silva no bairro de Fátima

• Atualizado há 3 anos ago

Uma vida dedicada ao próximo. Assim as famílias do bairro de Fátima, antiga Matinha, que conviveram com a líder comunitária e referência cultural, dona Deca ou Adelaide Farias da Silva, definem a mulher forte e lutadora por justiça social.

Para homenageá-la e ressaltar a relevância de sua história para o bairro e para a cidade, a Prefeitura de Belém inaugurou na manhã desta quinta-feira,19, a revitalização da Praça Adelaide Farias da Silva, localizada na Passagem Lameira Bittencourt, bairro de Fátima.

Falecida aos 68 anos, em 2001, ao longo da vida dona Deca trabalhou com crianças da Creche Irmã Dulce e promoveu no bairro diversas ações sociais e culturais.

Antes da revitalização, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a praça se encontrava em total estado de abandono, sem nenhum tipo de manutenção, e virou local de descarte irregular de lixo, que causava mau cheiro em todo o entorno.

Emoção e gratidão pela homenagem

A estudante de Ciências Contábeis, Rosilda Santos, 43 anos, que tem a sua casa em frente à praça, disse estar feliz com o espaço revitalizado, agora com uma quadra de esporte, onde antes se encontrava o amontoado de lixo. “Era um verdadeiro lixão, a praça estava abandonada. As crianças não tinham espaço para brincar”, lembrou.

Rosilda, que também é proprietária do trailer de sorvete situado na praça, afirmou estar emocionada, pois a praça passa a ter o nome da pessoa que foi fundamental na vida de muitas famílias do bairro. “Adelaide cuidava da gente aqui em casa. Ela era uma pessoa muito comunicativa, promovia os eventos da festa junina no bairro e era um símbolo de alegria”, contou.

“Uma gratidão imensa”, afirmou o filho de dona Deca, Luiz Eduardo Farias da Silva, 44 anos. Ele informou que sua mãe era uma mulher da área da cultura, mas que também se doava às crianças. “Ela fazia várias brincadeiras aqui no bairro, tinha a quadrilha Roceiro da Tia Deca”, contou.

“Meu filho, o que tu plantas, tu colhes”, ensinava dona Deca ao filho. “Hoje eu vejo que depois de 20 anos de falecida, a minha mãe está sendo lembrada e homenageada. Muita gratidão”, ressaltou Luiz Eduardo.

O Prefeito Edmilson Rodrigues, juntamente com familiares e amigos da homenageada, descerraram a placa de inauguração. “Ter homenageado aqui a Adelaide in memorian é muito bom. Ela era um símbolo da luta das mulheres. Parabéns à família”, afirmou.

O prefeito ainda reforçou sobre a inclusão de novos equipamentos para o espaço, “usem o que está feito, enquanto a gente organiza a complementação da praça”.

Cultura – O bairro de Fátima é carregado de história da cultura paraense e abrigou um dos personagens mais importantes da cena, como o cantor e compositor Osvaldo Oliveira ou simplesmente, Vavá da Matinha. Ele iniciou a carreira no final da década de 1950 e fez sucesso em diversas rádios de Belém tocando canções de forró, samba e brega romântico. Outro fruto do celeiro cultural do antigo bairro da Matinha é a destacada Escola de Samba da Matinha, que tem mais de 40 anos de história.

Além do prefeito, secretários municipais e parlamentares participaram da inauguração da evitalização da praça Adelaide Farias da Silva.

Reforma – A praça passou por requalificação completa: recebeu piso de cimento, instalação de lixeiras, brinquedos, bancos, mesas e quadra de areia, além de paisagismo e grama nova.

O Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Urbanismo (Seurb) modernizou a iluminação do local e do entorno, realizou pintura de postes, troca de luminárias e lâmpadas. A praça também receberá o novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED, bem como, a instalação de novos equipamentos, como uma academia ao ar livre.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Deivison Alves, a inauguração da praça faz parte da série de ações de revitalização de espaços públicos, que o órgão vem realizando desde o início deste ano.

“Essa praça está sendo entregue de volta para os moradores do bairro de Fátima, homenageando uma grande mulher, a senhora Adelaide Farias da Silva. A equipe da Seurb está entusiasmada com essa entrega. Foi uma luta para destravar o contrato que estava bloqueado e nós conseguimos reorganizar e finalmente estamos entregando com total dignidade”, enfatizou o secretário.

Paisagismo – No espaço foi preservada a vegetação antiga de árvores de grande porte, com a manutenção de poda. E foram feitos plantios de novas espécies, como por exemplo, coqueiro, espada de São Jorge e ipê, que segundo o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, possibilitam mais sombra e mais qualidade de vida aos moradores.

A praça também contará com a manutenção de roçagem e limpeza.

Texto: Joyce Assunção