Um espaço histórico devolvido para a população de Belém. A praça Dom Pedro II, localizada na avenida Portugal, bairro da Cidade Velha, foi totalmente reformada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), com a restauração dos monumentos, bancos, pontes, lixeiras e canaletas, além da recomposição do piso em pedra portuguesa.
O logradouro foi entregue na noite desta sexta-feira, 24, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado do vice-prefeito, Edilson Moura, de secretários municipais e diversas autoridades, com uma grande comemoração que contou com apresentações artísticas do grupos Frutos do Pará, Carimbó da Maria, Bilão da Canção, além das cantoras Creuza Gomes e Juliana Franco.
De cara nova praça abrigará eventos culturais e esportivos
O prefeito Edmilson Rodrigues percorreu toda a extensão da praça e viu de perto o novo espaço. “Uma das praças mais importantes da cidade. É um espaço seguro, onde teremos muitas emoções, eventos esportivos, culturais e econômicos, como feiras ecológicas e artesanais. Usaremos esta praça em favor da economia”, contou o prefeito.
A diarista Rafaela dos Santos, de 30 anos, moradora do bairro do Jurunas, aproveitou a inauguração do local para passear com o filho David, de três meses de vida. “A praça ficou muito bonita, ampla, a aparência do local ficou melhor, que antes era toda deteriorada. Estava resolvendo algumas coisas no comércio e aproveitei para ficar aqui, essa é a vantagem dela ficar no centro da cidade”.
Novo paisagismo
A praça Dom Pedro II foi totalmente reformada, recebendo um novo paisagismo, recomposição e impermeabilização do fundo do lago, construção do deck, recomposição do piso em pedra portuguesa e do piso em concreto. O posto da Guarda Municipal também recebeu reforço estrutural.
Atuando, há dois anos, como vendedora de água e refrigerante na praça, a autônoma Valdenira Costa, de 44 anos, espera que após a inauguração, o espaço seja um local de lazer e que as vendas melhorem.
“Nossas vendas vão melhorar bastante. Quando estava abandonada não conseguíamos vender nada. Era sem iluminação, as pessoas tinham medo de andar e ficar nela. Agora, com ela bonita, acredito que vai trazer mais gente”, comentou.
Iluminação moderna e tecnológica
Antes um local sem iluminação e perigoso. Com a reforma, a praça ganhou luminárias mais modernas com tecnologia LED, valorizando os monumentos históricos.
Foram implantadas um total de 97 luminárias em pétalas triplas, 33 luminárias decorativas, oito projetores no monumento principal e três projetores nas ilhas do lago, além de novos postes com iluminação em LED, para melhorar a distribuição do fluxo luminoso em toda a extensão da praça.
O projeto contemplou também a iluminação artística com a instalação de luminárias no lago, que refletem nas “ilhotas”, criadas pelo projeto arquitetônico, e nos monumentos que foram devidamente valorizados com as instalações de projetores de LED.
Segundo o titular da Seurb, Deivison Alves, a prefeitura vem fazendo o levantamento das necessidades de diversos logradouros públicos para restaurar e devolver à população restaurado.
“Estamos fazendo visitas técnicas em várias praças de Belém. No momento que orçamento for aprovado, iremos entrar com a reforma e recuperação desses equipamentos públicos e disponibilizar o lazer para a população”, informou o secretário.
História – O valor histórico da praça Dom Pedro II foi lembrado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que citou a Cabanagem e as lutas sindicais. A praça foi construída no ano de 1772 e recebeu a primeiras mangueiras da cidade.
Edmilson Rodrigues ressaltou que a Praça D. Pedro II é marcada por muita história e muitos monumentos, cercada pelo Palácio Antônio Lemos – prédio em reforma e que é a instalação oficial da Prefeitura de Belém e do Museu de Belém (Mabe) -, além do imóvel histórico que abriga o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, entre outros da redondeza.
Texto: Victor Miranda