Visita técnica garante intervenção emergencial no Bosque Rodrigues Alves

Uma comissão de dirigentes municipais, liderada pelo vice-prefeito, Edilson Moura, realizou uma visita técnica ao Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, nesta terça-feira, 19, a fim de vistoriar o local e definir intervenções no parque, após a queda de uma árvore ocasionada pela forte chuva no último domingo, 17.

O local passou vários anos sem a devida manutenção, por isso, muitas árvores estão em risco, carecendo de medidas urgentes para evitar novos desabamentos, de acordo com o diretor geral do Bosque Rodrigues Alves, Alexandre Mesquita.

O diretor informa que é preciso fazer algumas ações emergenciais no Bosque, como por exemplo, a recuperação do muro e das grades ferro, danificados durante os anos com quedas de árvores.

Também é preciso reformar a estrutura interna do parque zoobotânico, como por exemplo o restaurante, o lago, que é necessário fazer limpeza, fazer o corte de árvores com risco de queda, entre outros serviços emergenciais.

“Iniciamos o estudo em janeiro e vamos apresentar para a Semma e dizer quais são as árvores que vão ter que sair, de forma emergencial, para não acontecer outras quedas como aconteceu no domingo”, explicou Mesquita.

Soluções

Após a constatação da necessidade e precariedade da estrutura do local, a Prefeitura de Belém irá realizar a intervenção emergencial para solucionar os principais problemas do Bosque Rodrigues Alves, afirma o vice-prefeito, Edilson Moura. “Estamos aqui com a Secretária de urbanismo, Saneamento e Meio Ambiente fazendo uma vistoria no Bosque. Nesta vistoria está muito claro que o Bosque precisa de uma intervenção emergencial que será feita por todas as secretarias”, confirmou o vice-prefeito.

Arborização

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, garante que o órgão já está adotando medidas de segurança necessárias. “Cerca de 27 árvores foram diagnosticadas com riscos de cair e serão retiradas em breve para trazer mais segurança à população que frequenta o bosque”, informa Brazão.

Ele ressalta, que o trabalho de identificação de árvores com risco de queda é realizado na cidade inteira, desde janeiro. “Todo final de semana ruas estão sendo interditadas para que a gente possa retirar a árvore que esteja apresentando risco”, afirmou.

Urbanização e Iluminação

Para a parte estrutural do bosque serão adotadas medidas preventivas e ações adequadas que visam a modernização do espaço, de acordo com informações do secretário municipal de Urbanismo, Deivison Costa Alves.

“Vamos trabalhar a iluminação da parte interna e externa com a implantação de uma iluminação térrea, diferente das vias áreas usadas atualmente, que causam acidentes e queda de árvore, ocasionando um prejuízo muito maior. Trocaremos os postes e iremos colocar outros adequados para o bosque, uma iluminação moderna”, informa Alves.

Ele complementa, que a Seurb também estará presente na manutenção preventiva e corretiva das calçadas e revitalização das grades de ferro de todo o Boque Rodrigues Alves.

Revitalização

O vice-prefeito também enfatizou, que Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) também irá atuar para melhoria do Jardim Zoobotânico de Belém. “A Sesan vai fazer a limpeza do lago e vai recuperar o restaurante da praça de alimentação para melhor servir aos visitantes do bosque”.

O Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves foi inaugurado no dia 25 de agosto de 1883 e possui 150 mil metros quadrados. Tem em torno de 28 mil espécies da fauna e em torno de 8 mil da flora amazônica. É uma área de preservação da floresta nativa primária da Amazônia.

Lana Oliveira