Obras da calçada e do muro do Bosque Rodrigues Alves estão em fase de conclusão

• Atualizado há 3 anos ago

As obras de reforma da calçada e do muro do Bosque Rodrigues Alves, um dos principais pontos turísticos de Belém, devem ser concluídas até de janeiro. A realização do serviço é da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), e tem um investimento de R$ 792.516,66, para a recomposição de todo o revestimento em pedras portuguesas do calçamento e na reconstrução, reparos e pintura total do muro do Bosque Rodrigues Alves.

“Nós antecipamos as obras do Bosque por causa da queda de uma árvore, ocorrida em outubro, que danificou parte do muro, e também para regular o revestimento da calçada do entorno do Bosque”, explicou o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Todo o calçamento do entorno do Bosque Rodrigues Alves é revestido por pedras portuguesas. Para a pastora Vânia Cristina Marques, que há anos caminha na área, as pedras portuguesas da calçada é um diferencial do espaço, sobretudo, por fazer um resgate histórico da cidade.

“Por isso eu fico satisfeita com essa obra. O Bosque é um presente de Deus para Belém e tem que ser preservado. Faz parte da memória afetiva de todos nós belenenses, por isso gosto de fazer a minha caminhada aqui”, disse.

Quem também comemora a realização do serviço é o vendedor ambulante Lucivando Oliveira, que há 30 anos vende água de coco na esquina da avenida Rômulo Maiorana.

“Estou feliz mesmo com essa obra, porque enfim estão cuidando do Bosque. Pra gente é maravilhoso, porque aumenta o número de pessoas que gostam de caminhar no entorno e também as nossas vendas”.

Manutenção – A Seurb também vem executando obras de manutenção de outros logradouros da capital, entre eles, a revitalização as praças F, O, K e H, que ficam no conjunto Gleba I; da praça do conjunto Costa e Silva e da Sônia Maria Frazão, no conjunto GlebaII; a da Independência, localizada na alameda Independência, no bairro do Umarizal.

Além da quadra poliesportiva, pista para a prática de skate, anfiteatro e área de convivência, situados na avenida Almirante Tamandaré, no bairro da Cidade Velha, do Ver-o-Rio e canteiro da avenida Pedro Álvares Cabral.

“A secretaria está com uma força-tarefa de análises e vistorias, para que essas praças possam ser recuperadas. Somando tudo são mais de 20 equipamentos públicos que estão em reforma e logo todas serão reinauguradas”, garantiu Deivison Alves.

Cristina Nascimento