Iluminação pública na avenida Pedro Álvares Cabral começa a ser renovada

• Atualizado há 3 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), iniciou o serviço de modernização da iluminação pública na avenida Pedro Álvares Cabral. A modernização nesta primeira etapa irá beneficiar o trecho da avenida Visconde de Souza Franco até a rodovia Arthur Bernardes. Seguindo depois da avenida Arthur Bernardes até o Entroncamento. Os trabalhos da primeira etapa devem ser concluídos até o dia 11 de janeiro.

As 485 lâmpadas tipo CMH 250W de luz branca serão substituídas por luminárias LED de 200w e novos postes serão instalados. O serviço vai proporcionar mais economia para o município, com redução no consumo de energia elétrica.

Além de propiciar uma iluminação mais eficiente e uniforme, vai dar segurança e visibilidade para os motoristas, ciclistas e pedestres que trafegam pela área.

O diretor do departamento de iluminação pública, Félix Negrão, adianta que o objetivo da prefeitura é modernizar todo o parque de iluminação pública de Belém. O projeto de revitalização da iluminação pública vem sendo executado pela Seurb desde o início do ano, em diversos bairros de Belém e distritos.

“A percepção de melhoria na segurança é real e se explica pelo fato de as luminárias de LED terem um alto índice de reprodução de cores, melhorando a visibilidade. Num ambiente com a luz branca do LED, as pessoas se sentem mais confortáveis e mais seguras”, explica Félix.

Belém Bem Cuidada

A contabilizar de 1° de janeiro deste ano até novembro, a Prefeitura de Belém já instalou 1.739 luminárias de LED. Além da iluminação da via o canteiro central da avenida Pedro Álvares Cabral está recebendo uma iluminação decorativa e manutenção no calçamento. O serviço beneficia o trecho da avenida Visconde de Souza Franco até a avenida Arthur Bernardes.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a Seurb vem realizando uma série de obras de manutenção em outros logradouros da capital. Somando tudo são mais de 20 equipamentos públicos que estão em reforma e serão reinauguradas pelo prefeito em janeiro de 2022, quando Belém completa 406 anos.

“Estamos trabalhando em ritmo acelerado na Pedro Álvares Cabral para entregar os serviços concluídos no dia 11 de janeiro, véspera do aniversário de Belém. Com certeza essa modernização da iluminação na Pedro Álvares Cabral trará mais segurança, conforto visual e bem-estar na utilização do espaço público para a população”, destaca Deivison.

Manutenção

A Seurb dispõe de um canal exclusivo de atendimento para as solicitações de manutenção de iluminação pública, por meio do número 0800 400 0300, que atende ligações originadas pelos aparelhos de telefones móveis e fixos.

Os moradores de Belém também podem fazer registros para a melhoria dos serviços na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, 1.622, bairro de Nazaré.

Igor Monteiro