Prefeitura implanta novo projeto de iluminação pública na Brigadeiro Protásio

• Atualizado há 3 anos ago

A Prefeitura de Belém iniciou os serviços de implantação de um novo projeto de iluminação pública para a avenida Brigadeiro Protásio. A execução do serviço é feito pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que atua com um projeto para a implantação de 50 postes Oleron com altura de nove metros, fixados no canteiro central e aplicação de luminárias de LED de 200W. A previsão é que os serviços devem ser concluídos até o dia 28 deste mês.

Segundo o diretor do departamento de iluminação pública, Félix Negrão, “trabalhamos agora com um novo projeto da que permite a diminuição do número de postes atualmente instalados na via e uma iluminação mais uniforme e eficiente, porque a iluminação anterior utilizava luminárias de topo em postes de cinco metros de altura”.

Ele informa, ainda, que altura anterior dos postes foi adotada em virtude de a cabeceira da pista do aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira ser próximo ao local, sendo necessário a aplicação de vários postes, tanto nas vias, como no canteiro central, onde tem a ciclovia, tornando a via poluída visualmente. Com o término das operações do aeroporto, conclui Felix, foi possível implementar um projeto novo e mais moderno.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a ideia é otimizar os custos da Prefeitura de Belém e garantir uma melhor aplicação dos recursos oriundos da Contribuição para o Custeio da iluminação Pública (Cosip).

“Os postes e as luminárias que foram retiradas da avenida Brigadeiro Protásio estão sendo revitalizados e vão ser aplicados em praças onde não existe iluminação pública. Pelo fato de serem luminárias de topo, seu design se encaixa perfeitamente na utilização em praças”, adianta o titular da Seurb.

Belém Bem Cuidada e Iluminada

A partir do programa Belém Bem Cuidada, a Prefeitura vem modernizando e ampliando o parque de iluminação pública da capital desde o início de 2021.

Neste mês de janeiro de 2022, já concluiu a modernização da iluminação pública do primeiro trecho da avenida Pedro Álvares Cabral. Nessa primeira etapa, a modernização beneficiou o trecho da avenida Visconde de Souza Franco até a rodovia Arthur Bernardes.

“Já instalamos de janeiro até dezembro de 2021 mais de dois mil pontos de LED. Agora, trabalhamos em ritmo acelerado no segundo trecho da modernização da iluminação da Arthur Bernardes até o Entrocamento e da avenida Brigadeiro Protásio. Com certeza esse serviço trará mais segurança, conforto visual e bem-estar na utilização do espaço público para a população”, destaca Deivison.

Manutenção

A Seurb dispõe de um canal exclusivo de atendimento para as solicitações de manutenção de iluminação pública, por meio do número 0800 400 0300, que atende ligações originadas pelos aparelhos de telefones móveis e fixos.

Os moradores de Belém também podem fazer registros para a melhoria dos serviços na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, 1.622, bairro de Nazaré.

Igor Monteiro