Prefeitura conclui obras na praça Batista Campos e Bosque Rodrigues Alves

• Atualizado há 3 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo(Seurb) continua com o programa Belém Bem Cuidada, que está em todos os bairros da cidade, beneficiando a população com serviços de revitalização, recuperação do calçamento e iluminação. As obras garantem mais segurança e mobilidade para pedestres e motoristas, que trafegam pelas calçadas e vias da cidade.

Batista Campos – Entre os espaços que receberam os serviços de manutenção da Prefeitura foi a praça Batista Campos, beneficiada com a recomposição em todo seu calçamento. O serviço realizado consistiu na retirada das pedras onde o piso estava danificado e recolocação de novas pedras ou reaproveitamento, além de novo rejuntamento.

De acordo com a arquiteta da Seurb, Márcia Miranda, fiscal da obra, o trabalho foi minucioso e artesanal, com a reposição de novas pedras, uma a uma, onde existia falhas no calçamento do local. Depois de assentadas, as pedras receberam a aplicação de um tipo de argamassa para evitar que soltem novamente.

Após a conclusão dos trabalhos foi realizada a lavagem de todo o calçamento da praça, para remover resquícios do material da obra e ressaltar a beleza das pedras portuguesas.

O permissionário Caio Campos, que há um ano e meio vende água de coco na praça Batista Campos, afirma que os vendedores do local estão satisfeitos com a conclusão dos serviços de recomposição do calçamento da praça que é histórica.

“Pra gente é maravilhoso, porque aumenta o número de pessoas para praticar esportes aqui e, consequentemente, vai aumentar as nossas vendas”,  comentou o vendedor.

“É uma reforma positiva, porque muita gente usa a praça pra correr e fazer outras atividades fisicas. É um grande incômodo essas pedras faltando e pode gerar ainda algum acidente”, afirmou Rúbia Carvalho.

Rodrigues Alves – O Bosque Rodrigues Alves, um dos principais pontos turísticos de Belém, também recebeu os serviços de recomposição do calçamento e reconstrução, reparos e pintura total do muro.

“Nós antecipamos as obras do Bosque por causa da queda de uma árvore, ocorrida em outubro do ano passado, que danificou parte do muro, e também para regular o revestimento da calçada do entorno do Bosque”, explicou o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Todo o calçamento do entorno do Bosque Rodrigues Alves é revestido por pedras portuguesas. Para a pastora Vânia Cristina Marques, que há anos caminha na área, as pedras portuguesas da calçada é um diferencial do espaço, sobretudo, por fazer um resgate histórico da cidade.

“Por isso eu fico satisfeita com essa obra. O Bosque é um presente de Deus para Belém e tem que ser preservado. Faz parte da memória afetiva de todos nós belenenses, por isso gosto de fazer a minha caminhada aqui”, disse.

Pedro Álvares Cabral – A Seurb também concluiu a manutenção do calçamento do canteiro central da avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro do Umarizal. O canteiro ainda recebeu um novo paisagismo e uma iluminação decorativa.

“A manutenção beneficiou o trecho da avenida Visconde de Souza Franco até a avenida Arthur Bernardes. No total foram 1.500 metros de calçamento que estavam danificados. Desde o início do ano a Prefeitura de Belém vem realizando uma força-tarefa, para realizar melhorias nas calçadas de diversos bairros e distritos da capital paraense”, detalhou o secretário Deivison.

Iluminação pública – A primeira etapa da modernização da iluminação que beneficiou o trecho da avenida Visconde de Souza Franco até a rodovia Arthur Bernardes foi concluída.

485 lâmpadas tipo CMH 250W de luz branca foram substituídas por luminárias LED de 200w e novos postes foram instalados. O serviço vai proporcionar mais economia para o município, com redução no consumo de energia elétrica.

“A percepção de melhoria na segurança é real e se explica pelo fato de as luminárias de LED terem um alto índice de reprodução de cores, melhorando a visibilidade. Num ambiente com a luz branca do LED, as pessoas se sentem mais confortáveis e mais seguras”, explicou o diretor do departamento de iluminação pública da Seurb, Félix Negrão.

Agora, as equipes avançam na modernização do segundo trecho da avenida Arthur Bernardes até o Entroncamento. O objetivo é melhorar o ambiente e a qualidade de vida da população.

“Estamos realizando uma série de obras de manutenção em outros logradouros da capital. Somando tudo, são mais de 20 equipamentos públicos que estão em reforma e logo serão reinauguradas pelo prefeito”, finalizou o titular da Seurb.

Igor Monteiro