Orla de Icoaraci recebe iluminação moderna e garante mais segurança à população

• Atualizado há 3 anos ago

O trabalho para melhorar a iluminação pública em diversos bairros de Belém e distritos segue avançando e mais ruas e orlas estão sendo transformadas com a implantação de luminárias em LED. Quem usa a orla de Icoaraci, para passear, reunir com os amigos, com a família ou praticar atividades físicas está sentindo essa transformação.

Somente na orla de Icoaraci, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), substituiu 239 luminárias convencionais pelas de LED. A vendedora de água coco da orla, Helena Azevedo, conta que a iluminação ficou muito boa.

“Graças a Deus está tudo iluminado e bem claro. Isso estimula o turismo, porque as pessoas gostam de ir onde está claro, onde tem claridade. E com essa nova iluminação, a orla aqui do cruzeiro ficou ainda mais bonita”, relatou a vendedora.

O secretário Municipal de Urbanismo, Deivison Alves, afirma que essa modernização da iluminação na orla da Vila Sorriso, como é conhecida Icoaraci, trará mais segurança, conforto visual e bem-estar na utilização do espaço público para os moradores e turistas.

“Agora estamos empenhados para levar essa intervenção para mais áreas do distrito de Icoaraci e beneficiar outros milhares de moradores, conforme determinação do nosso prefeito Edmilson”, pontuou Deivison.

Vendedor de artesanato na orla há 26 anos, Roberto Navegantes, ressaltou que o espaço de lazer ficou bem mais iluminada. “Está muito melhor e com mais segurança. Esteticamente ficou muito mais bonita. A iluminação é boa, porque atrai o turismo e aumenta nossas vendas”.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Félix Negrão, adianta que o objetivo da Prefeitura é modernizar todo o parque de iluminação pública da capital paraense. Um projeto que vem sendo executado pela Seurb desde o início de 2021, em diversos bairros de Belém e distritos.

“Com a iluminação em LED nós fortalecemos a segurança, o lazer e também outras frentes importantes ao desenvolvimento da população”, ressaltou Félix.

Icoaraci bem Cuidada

Icoaraci como um todo está sendo contemplada com serviços diários de iluminação, calçamento, organização pública e atuação da equipe de código de posturas.

Localizado de frente para a Baía do Guajará, a orla de Icoaraci, um dos principais pontos turísticos do distrito, foi reformada ano passado pela Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, após anos de abandono. Nada menos que 670 metros de orla foram totalmente reconstruídos.

A obra consistiu em dar sustentação, com reforço estrutural, ao muro de arrimo. Além disso, a Seurb reformou a passarela inferior que dá acesso à praia e a concha acústica, instalando uma lona com proteção antichamas e raios ultravioletas.

Para a Agente Distrital de Icoaraci, Ellana Silva, a modernização da iluminação pública da orla do Distrito de Icoaraci, com as lâmpadas em LED, beneficia ainda mais a população e também  o município.

“É fundamental uma iluminação de qualidade, pois os moradores precisam ter o seu lazer com segurança. A nossa querida orla de Icoaraci é esse espaço de lazer, com práticas de atividades físicas e também de recreação para nossas crianças. O município também é beneficiado, pois consegue reduzir o consumo de energia com as lâmpadas em Led”, conclui Ellana.

Igor Monteiro