Calçadas do Emílio Goeldi são revitalizadas para resgatar a história e garantir segurança à população

• Atualizado há 3 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), investe na revitalização das calçadas do entorno do Museu Emílio Goeldi, no bairro de São Brás. O total de 3.875 metros quadrados de calçadas está sendo completamente recomposto com pedras portuguesas e piso tátil, para garantir segurança e acessibilidade aos usuários do ponto turístico da capital paraense.

A obra chama a atenção de quem frequenta o espaço para estar com a saúde em dia fazendo caminhadas no local. Este é o caso da servidora pública Matilde Serrano, que diz sentir nostalgia ao ver a instalação das pedras portuguesas instaladas na calçada do entorno do museu.

“A recuperação das calçadas com pedras portuguesas é com certeza muito importante para deixar a nossa cidade mais linda e resgatar uma memória afetiva ao circularmos no entorno do Emílio Goeldi. E, com a instalação desse piso tátil, serão evitados acidentes, principalmente às pessoas com dificuldade de locomoção”, diz a servidora.

Quem agradece pelo piso especial é a professora Lurdes de Paiva, de 60 anos, que não abre mão de suas caminhadas matinais. “Olha, acho muito bom estarem ajeitando essas calçadas, porque gosto de fazer minhas caminhadas matinais aqui e ficava preocupada com os buracos no calçamento. Agora, vou aproveitar mais tranquila”.

Espaço histórico – O Museu Emílio Goeldi foi fundado em 1911 pelo naturalista Domingos Soares Ferreira Penna, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. É o primeiro parque zoobotânico do Brasil, a mais antiga instituição científica da Amazônia e o segundo museu de história natural brasileiro. Por esses e outros motivos, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

“Essa obra começou na última quinta-feira, 7, e a previsão é concluir em 45 dias. A orientação é garantir qualidade e acessibilidade, com a substituição do piso tátil”, destaca o secretário municipal de Urbanismo de Belém, Deivison Alves.

Segundo ele, com a obra do Museu Goeldi a Prefeitura de Belém avança com a recuperação e adequação das calçadas da cidade. “É uma obra que está sendo feita com carinho e dedicação, porque, além de ser um espaço turístico muito frequentado pela população, as calçadas fazem parte da história do nosso museu”, conclui Deivison.

Cristina Nascimento