O Palácio Antônio Lemos será completamente reformado. A Ordem de Serviço (OS) para a recuperação do prédio foi assinada na tarde desta quinta-feira, 2, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
O prédio municipal receberá reforma total com obras no piso, forro, parede, rodapés, bancadas, pintura, serralheria, rampas, esquadrias, instalações hidráulicas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, sistemas eletrônicos e de telecomunicações, além de montagem de elevador comercial.
O prefeito explicou que o Palácio Antônio Lemos faz parte da mais importante história da arquitetura do município de Belém. Ele resssaltou que a reconstrução inclui o restauro das paredes artísticas, do acervo imobiliário e das obras de arte que pertencem ao Museu de Arte de Belém (Mabe).
Prefeitura investirá R$ 26 milhões no restauro
No total, informa o prefeito, serão aplicados R$ 26 milhões de recursos públicos para salvar uma verdadeira obra de arquitetônica. “Dentro de um ano e alguns meses, vamos inaugurar aqui essa grande obra e recuperar a dignidade da municipalidade, o gabinete do prefeito será aqui e o Museu voltará a receber o público”, assegurou Edmilson Rodrigues.
A OS foi assinada pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, com a presença de parlamentares e secretários municipais.
Deterioração
O prefeito Edmilson Rodrigues lembrou da visita feita ao prédio, no início de 2021, quando viu, de perto, o estado deteriorado de um dos principais patrimônios da cidade de Belém.
“Fiquei muito chocado quando entrei aqui ano passado, e vi este lugar correndo até risco de desabar. Decidimos investir para não perder esse nosso patrimônio”, afirmou.
Segundo Deivison Alves, a obra será entregue dentro do prazo estipulado de 18 meses. “Já iniciamos a obra. É um momento de emoção em saber que todo o Palácio será reformado. Vamos fazer tudo dentro do prazo e devolver para a cidade esse espaço imponente”, ressaltou.
Fase – O Palácio passou por uma primeira fase de obras, em 2021, com a cobertura do prédio histórico em toda a extensão, esquadrias externas, calçadas do entorno e a pintura da fachada.
História – Conhecido inicialmente por Palacete Azul, o Palácio Antônio Lemos foi construído em 1860 por José Gama Abreu e, a partir de 1950, passou a ter o nome do intendente Antônio Lemos. O Palácio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Mabe passou a funcionar no Palácio Antônio Lemos, mas com o fechamento do prédio para reforma as atividades do museu foram supensas.
Em 2021, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) transferiu o Mabe para o Memorial dos Povos até a conclusão da reforma atual.
“Esse prédio demorou uns 25 anos para ser construído. Estamos falando de uns 30 anos entre o projeto e a execução, para colocar de pé esse lindo Palácio”, contou o prefeito Edmilson Rodrigues.