Com a chegada do verão amazônico, durante o mês de julho, os espaços públicos de Belém são ocupados por jovens, crianças e idosos, para o lazer com a família, prática de esportes, arte e cultura.
Ver-o-Rio – Uma das opções mais procuradas para atividades ao ar livre é o Ver-o-Rio, espaço localizado no bairro do Umarizal, e que oferece diversas opções de lazer, como pedalinho no lago, playground ou um passeio pela ponte de madeira, que corta o espaço de um lado ao outro.
Ambiente para crianças – O servidor público André Miranda, de 29 anos, é frequentador do Ver-o-Rio há anos e, ao lado da filha Clara, 6 anos, o jovem aproveita as férias escolares e o clima que o mês de julho proporciona.
“Sempre procuro um ambiente com crianças, para levar minha filha. Vamos viajar durante essas férias, mas enquanto estivermos em Belém, vou trazer ela aqui para aproveitar o parquinho”, comentou André Miranda.
Reforma – A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), está revitalizando todo o Ver-o-Rio, que tem previsão de entrega para o dia 14 de julho.
O espaço vai contar com novo calçamento de pedras portuguesas, novas passarelas, equipamentos para a realização de atividades físicas, paisagismo, pintura geral, playground, e novo Memorial dos Povos Indígenas, além de iluminação em LED.
Melhora no movimento – Proprietária de uma quiosque no Ver-o-Rio há 17 anos, Eliana Sousa está empolgada com a reforma e com verão, época que mais fatura.
“Há 17 anos trabalho aqui. Mês de julho é um dos melhores meses para venda, junto com outubro. Já vejo uma melhora grande no movimento aqui no Ver-o-Rio. A nossa expectativa é aumentar cada vez mais. Com a reforma, acredito que teremos mais clientes”, comentou a vendedora.
O novo espaço também é celebrado pela autônoma Lídia Coelho, de 52 anos, que tem o Ver-o-Rio como a única opção de lazer durante o mês de julho.
“Eu sempre frequentei aqui, moro perto. Ver esse espaço renascer é uma felicidade. Para mim é o espaço de Belém. Vou passar todo o meu mês de julho aqui, vendo o pôr do sol e comendo uma tapioca”, brincou.