Prefeitura orienta sobre instalação de estruturas para Trasladação e domingo do Círio

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), apresentou, em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, 5, os procedimentos necessários para solicitar a instalação de estruturas de palcos (praticáveis) durante os trajetos da trasladação e da procissão do Círio 2022.

A coletiva ocorreu no auditório Dom Vicente Zico, localizado no Centro Social de Nazaré, e contou com a participação do secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, da diretora do Departamento de Análise e Fiscalização da Seurb, Giselle Scopel, e do diretor da Festividade do Círio e Nazaré, Antônio Salame.

Procedimentos – Durante a coletiva de imprensa, foi explicado como será feito o trâmite para a solicitação de equipamentos, como praticáveis, palcos e palanques, no trajeto do círio, por empresas, imprensa e órgãos públicos. O pedido pode ser feito pelo e-mail  ofícioscirio@gmail.com, contendo os seguintes documentos: projeto explicando o ponto solicitado; o ofício de autorização de órgãos patrimoniais, como Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); além da autorização do Corpo de Bombeiros Militar.

Aprovação – “Este ano, teremos um Círio impactante, após dois anos de ausência da procissão. Esses requerimentos serão formalizados internamente por um processo e irão compor a análise de aprovação”, explicou Giselle Scopel.

Prazo – Os pedidos para a autorização de instalação dos equipamentos poderão ser feitos até o dia 15 de setembro. Para qualquer dúvida referente ao processo de pedidos, a Seurb disponibilizou o telefone (91) 98417-9429, que é Whatsapp e também atende chamadas.

“A prefeitura vem explicando para todos como serão esses procedimentos, até como forma de segurança. A nossa intenção é que ocorra tudo tranquilo, este ano. Cada um vai montar o seu material, mas é importante termos esse controle”, explicou o titular da Seurb, Deivison Alves.

Parceria – Para o diretor da Festividade do Círio, Antônio Salame, essa parceria com a prefeitura é de grande importância para que o evento ocorra da melhor maneira. “Já estamos conversado com a prefeitura sobre diversas ações antes do Círio, como a recuperação de calcadas, a iluminação do trajeto e a poda”, comentou.

Victor Miranda