Prefeitura avança nas obras de reurbanização da Augusto Montenegro

• Atualizado há 2 anos ago

Os moradores do distrito de Icoaraci comemoram o avanço das obras na avenida Augusto Montenegro iniciadas no trecho do terminal Maracacuera, entrada do distrito de Outeiro, em junho de 2022. É a segunda etapa do serviço, que faz parte do Programa Belém Bem Cuidada e engloba drenagem profunda da via, calçamento com acessibilidade, aplicação de novo asfalto, construção de ciclovias, novos abrigos de ônibus, modernização da iluminação pública e arborização.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado do secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, e da equipe de secretários municipais, técnicos e engenheiros da obra, acompanhou de perto o andamento dos serviços e ouviu a comunidade local na manhã desta terça-feira, 18.

“Essa é uma grande obra da Prefeitura de Belém que vai trazer drenagem e evitar alagamentos, com pavimento de altíssima resistência, iluminação moderna, arborização para recompor o estrago de uma obra feita irresponsavelmente em governos passados, que acabaram com uma floresta de quase mil árvores plantadas no meu primeiro mandato. Aqui, nós teremos arborização de ponta a ponta, restituindo a dignidade e conforto ambiental para os moradores da Augusto Montenegro, Icoaraci e Outeiro”, destacou o prefeito.

“As obras da Augusto Motenegro corresponde do terminal Maracacuera até o terminal Mangueirão, nos dois sentidos, são aproximadamente 20 Km de obra, que vai receber profunda drenagem, asfalto novo, vai ser contemplada com calçadas acessíveis, além de sinalização vertical, horizontal e turística, abrigos de ônibus eliminação pública em LED em toda essa extensão”, explica o secretário municipal de Urbanismo.

Comunidade – A dona de casa Marinete dos Santos, 43, moradora da área, acompanhou de perto as obras. Para ela, após o serviço finalizado a população só tem a ganhar. “Acho muito importante a Prefeitura de Belém olhar para a comunidade. O povo precisa, principalmente aqui nessa área, porque quando chove alaga tudo. Uma situação bem difícil, principalmente para quem é pedestre”, declarou.

Quem também agradece a obra é o morador de Icoaraci e conselheiro da cidade do Tá Selado, José Finger. “É um serviço essencial, porque aqui não tinha drenagem e não tem calçada. E agora o prefeito de Belém está de parabéns, por realizar o serviço e porque vai concluir a pista do BRT”, disse.

Pela complexidade, a obra é realizada em etapas. Iniciou com a drenagem do trecho do terminal Maracacuera e seguirá até o terminal do Mangueirão.

De acordo com o fiscal da Seurb na obra, Pedro Paulo Machado, do perímetro do bairro Tapanã ao Mangueirão 80% do serviço estão finalizados, faltando apenas fazer alguns ajustes neste perímetro.

Investimento– A obra começou em junho de 2022 e já tem 1 km finalizado. A previsão de conclusão é para junho de 2024. A obra de reurbanização está orçada em R$ 179.907.906,21. Deste total, R$ 39.925.031,18 são do Tesouro Municipal e R$ 139.982.875,03 financiados, via FGTS, pelo programa Avançar Cidade do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Arborização – Ao longo da avenida Augusto Montenegro, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizará a arborização da via com plantio de árvores adequadas para o local. O objetivo é plantar 6.800 árvores na avenida.

Joyce Assunção