A cidade de Belém vai ganhar, em dezembro próximo, o Teatro Popular Nazareno Tourinho. O anúncio da data de entrega do espaço foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues na tarde desta quarta-feira, 9, em visita ao prédio que vai receber as mais diversas formas de cultura da capital paraense.
O teatro fica no Largo do Carmo, bairro da Cidade Velha, e será inaugurado no dia 6 de dezembro, data do aniversário do dramaturgo Nazareno Tourinho.
O prefeito Edmilson Rodrigues visitou todo o espaço: dois andares amplos, salas com funções variadas, inclusive para ensaios, e também banheiros. O gestor municipal destacou a aquisição do espaço e a homenagem a Nazareno Tourinho:
“É uma emoção grande fazer essa visita”, declarou Edmilson. “Nós adquirimos este prédio todo estruturado, não necessitou de reforma estrutural, fizemos uma revitalização. Vamos homenagear o grande Nazareno Tourinho, cuja profissão principal foi dramaturgo, um dos grandes escritores teatrais do Brasil, com peças premiadas internacionalmente e encenadas por diversos artistas. Ele sonhava com a instalação de um teatro popular em Belém”, comentou o prefeito.
Revitalização
O espaço foi adquirido pela Prefeitura de Belém em boas condições. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realizou a manutenção e a revitalização, incluindo pintura interna e externa do ambiente, além da troca da iluminação e da estrutura elétrica. Ao todo, o investimento foi de R$ 98.699,70.
A Fundação Cultural de Belém (Fumbel) irá administrar as ações culturais que ocuparão o teatro, como apresentações cênicas e exposições.
No dia da inauguração, será realizada uma apresentação teatral e um vernissage com obras do Museu de Artes de Belém (MABE), explicou o prefeito Edmilson Rodrigues. “A inauguração do teatro será em grande estilo: além das obras do MABE, serão expostas 27 fotografias de autores premiadíssimos, que são do Pará, adquiridas durante a Bienal das Artes em setembro. Também teremos uma apresentação teatral, a leitura da última peça escrita pelo dramaturgo Nazareno Tourinho”, finalizou o prefeito.