Prefeitura já retirou mais de 3,6 mil estruturas de propaganda ao ar livre em Belém

A Prefeitura de Belém segue intensificando o ordenamento urbano dos bairros da capital e distritos. De janeiro a outubro deste ano, 3.648 dispositivos de propaganda ao ar livre foram removidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Destes, 3.000 só no primeiro semestre. De agosto a outubro, a Seurb retirou mais de 648 estruturas de propaganda ao ar livre, incluindo placas, faixas, cavaletes e wind banner

A ação consiste em levar orientação para retirada e regularização de objetos, faixas e banner colocados de forma irregular. O material recolhido é destinado para os depósitos do Núcleo Setorial do Código de Posturas.

Para isso, equipes do Departamento de Código de Posturas percorrem todos os bairros da cidade para manter tudo limpo, sem poluição e com acessibilidade plena.

Poluição visual

Nesses últimos três meses, de agosto a outubro, as ações foram intensificadas nos bairros do Guamá, Pedreira, Jurunas, Marambaia e distrito de Icoaraci, resultando na remoção de 648 estruturas de propaganda irregular das ruas.

Moradora do bairro da Marambaia, Mayara, de 29 anos, comenta que a remoção dessas propagandas irregulares das ruas evita também acidentes de trânsito e contribui para a circulação livre de pedestres.

“Sabemos que esses dispositivos são irregulares, então, além de ajudar na poluição visual, remover essas estruturas ajuda no trânsito, pois muitas dessas placas atrapalham a visibilidade dos motoristas, podendo até causar acidentes”, relatou a moradora.

Lene Portal, de 46 anos, é dona de casa e também moradora do bairro da Marambaia. Ela elogiou o trabalho intenso da Prefeitura no combate a essas ações.

“Eu acho um absurdo essas estruturas ficarem no meio da rua. Passamos pela calçada e temos que andar pela rua pois está cheio dessas estruturas. As faixas de festa, por exemplo, podem até causar curto-circuito e pegar fogo, então essa remoção é correta mesmo. Parabéns à Prefeitura e à Seurb por esse trabalho”, elogiou.

Ações são intensificadas para o fim de ano

Com o aumento da movimentação da cidade no período de fim de ano, as intervenções foram intensificadas de forma estratégica pela Prefeitura. Durante a época do Círio, equipes do Código de Posturas realizaram a remoção de propagandas irregulares instaladas em ruas e avenidas que ficam no trajeto das procissões.

Em parceria com a Organização Pública, o ordenamento das calçadas e logradouros também foi intensificado, e garantiu o direito de ir e vir dos moradores e romeiros ao longo do percurso do Círio e arredores.

Seurb pede apoio da população

O diretor do Código de Posturas da Seurb, Jacintho Campina, enfatiza que essas ações são realizadas para manter a cidade limpa e organizada, e que devem receber o apoio da população.

“Algumas pessoas vão contra o que realizamos e isso resulta na dificuldade de ordenamento da cidade, chegamos até elas para explicar a necessidade de não trazer problemas visuais. Uma parte da população ajuda, outra não entende”.

Jacintho pede a compreensão dos trabalhadores que fazem parte do setor de festas e comércio informal: ‘’Escolher anunciar de forma mais barata acaba prejudicando a cidade. Espero que a gente consiga mais compreensão da população, nos ajudando com denúcias das irregularidades”.

Como denunciar

As denúncias referentes à violação do Código de Posturas podem ser registradas pelo número (91) 98418-3491(WhatsApp) ou via email seurb.nscp@gmaiil.com.

Elas também podem ser formalizadas por escrito, na sede do órgão, localizado na avenida Governador José Malcher, nº 1.622, bairro de Nazaré, das 8h às 13h.

O denunciante não precisa se identificar, mas faz-se necessário o endereço correto do local a ser fiscalizado. Já as denúncias referentes a bares e restaurantes são de competência da Organização Pública da Prefeitura, e devem ser realizadas pelo WhatsApp (91) 98488-4200, também de segunda-feira a sexta, das 8h às 14h.

Igor Monteiro