Prefeitura dá início à reforma e manutenção da Praça São Sebastião, no bairro da Sacramenta

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém deu início à reforma e manutenção da Praça São Sebastião, o que irá proporcionar mais um espaço de lazer para a população do bairro da Sacramenta. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), começaram nesta quarta-feira, 28.

“Em 2021, iniciamos uma força-tarefa de análises e vistorias para que algumas praças de Belém fossem recuperadas. Ao todo, mais de 20 logradouros públicos passaram por reformas e foram reinaugurados”, declara o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Francisco Xavier, morador da área há mais de 60 anos, disse ser uma “satisfação, um prazer, a prefeitura ajeitar essa praça, que merece”. Ele reforçou que a praça é muito movimentada durante a noite, com a venda de comidas  típicas e também de famílias que aproveitam o espaço para o lazer.

Ainda em 2021 a Prefeitura de Belém atendeu uma solicitação da comunidade, mais especificamente dos skatistas, e revitalizou o parque de skates da Praça Doroty Stang, no bairro da Sacramenta. “Nessa outra praça, a gestão municipal fez a recomposição dos pisos, dos guarda- corpos, reforço das estruturas dos ralfs, novas medições e substituições de canos nos circuitos de street, além de pintura total”, completou o titular da Seurb.

Serviços em execução

A Seurb trabalha na manutenção da Praça São Sebastião, levando acessibilidade ao calçamento, modernizando a iluminação com lâmpadas LED, melhorando o paisagismo, instalando lixeiras e reformando os bancos.
“A Seurb está fazendo a manutenção da praça, que também faz parte da revitalização da Senador Lemos. Aqui, especificamente, nós estamos trabalhando nas calçadas e nas áreas de convivência da população, para trazer mais conforto e acessibilidade para o lazer de todos”, disse a arquiteta do departamento de Obras Civis da Seurb, Márcia Gomes.

A Praça São Sebastião recebeu investimento de R$475.799,96, com prazo de noventa dias para a conclusão dos serviços. A manutenção do local trará mais benefícios para o dia a dia da comunidade do entorno, que terá um espaço atualizado, bem cuidado e área verde renovada, complementando a nova avenida Senador Lemos, que passa por uma complexa requalificação, com calçamentos novos e implantação de piso tátil, rampas de acessibilidade, faixa verde e iluminação em LED.

Espaço de lazer

A Praça São Sebastião tem um fluxo de frequentadores bem expressivo. Diariamente há a venda de comidas típicas e lanches no local, além de famílias utilizarem o espaço para o lazer de crianças e pets. “É muito boa essa reforma, porque estávamos  há muito tempo precisando. Nós sempre estamos por aqui conversando e ela [a praça] estando reformada, a gente fica mais satisfeito”, declarou Raimundo da Silva, morador e frequentador da praça.

Sobre o processo de licitação específico para reformas e revitalização de praças, o secretário Deivison Alves informou que em breve a Seurb vai divulgar um cronograma de revitalização de outras praças da capital paraense que necessitam de reformas.

Sarah Carneiro