Mais de 8 mil pontos de LED foram instalados pela Prefeitura de Belém no primeiro semestre de 2023

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realizou a implantação de mais de 8 mil pontos da nova iluminação de LED em diversas ruas da capital. Segundo o Departamento de Iluminação Pública (DIP), responsável pela execução do serviço, o número corresponde às instalações feitas no primeiro semestre deste ano, de janeiro até esta sexta-feira, 30 de junho.

O diretor do DIP, Félix Negrão, informou que “diversos bairros da cidade receberam iluminação pública modernizada”. Os moradores da avenida Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, foram os contemplados, recentemente, com a conclusão da instalação das luminárias de LED.

A travessa de Breves, no bairro da Cidade Velha, é outra rua da capital paraense que recebeu o serviço. A comerciante Roseane Costa disse que o dia a dia melhorou consideravelmente e completou “aqui (Tv. de Breves) era uma rua muito escura e, agora, está mais claro e melhorou até para os negócios”.

LED em toda Belém
Pedreira, Marco e Tapanã são os bairros onde a iluminação pública mais avançou, mas, nos próximos meses, a Prefeitura planeja alcançar com mais iluminação e qualidade vias dos bairros e distritos da cidade.

O titular da secretaria de Urbanismo, Deivison Alves, informou que “a Prefeitura vem trabalhando intensamente e, com certeza, vamos conseguir atingir a modernização da iluminação pública nos quatro cantos da cidade. Todos os bairros e distritos serão contemplados com iluminação pública de LED. Vamos continuar intensificando os serviços e, certamente, deixar a cidade mais iluminada, mais segura, fazendo a diferença em todo o município”.

De acordo com o diretor do DIP, a modernização da iluminação pública chegou em bairros como a Terra Firme, Parque Verde e Telégrafo. Vias de importante tráfego da cidade, como a Duque de Caxias, Arthur Bernardes, Cipriano Santos, Estrada do Acampamento e rua do Una também receberam a modernização da iluminação pública.

Não foram apenas vias grandes que receberam a nova iluminação de LED. A passagem Itamarati na Pedreira, alameda Benedita Carril no Tapanã e a passagem São José, no Parque Verde também fazem parte das vias que já foram modernizadas com LED.

Receptividade
A população aprova a modernização da iluminação pública, dizendo que as luminárias de LED são mais potentes e ajudam no dia a dia de todos. Pensando nisso, o secretário de Urbanismo disse que “o nosso objetivo é completar todos os marcos do contrato, contabilizando 90 mil LEDs instalados nos próximos doze meses”.

A moradora do bairro Castanheira, Neide Rodrigues, contou que antes “a rua era escura e, por isso, ocorriam muitos assaltos. Após a iluminação, isso mudou. A movimentação da rua melhorou muito desde a instalação das luminárias novas, eu mesma me sinto muito mais segura andando por aqui’’.

Enquanto isso, no bairro da Pedreira, a moradora e comerciante Laurilene Pereira, informou que antes da nova iluminação em LED as pessoas corriam o risco de cair nas calçadas e nas ruas, por causa da falta de iluminação adequada em alguns trechos. Mas, segundo ela, a realidade mudou quando o LED foi instalado. “Essa nova iluminação é muito mais clara, dá pra gente enxergar melhor e deixa as ruas mais bonitas”.

“Estamos avançando cada vez mais e conseguindo aumentar a escala dos serviços. A tendência é que a partir de julho aumente ainda mais esses números e, até agosto, alcançar uma marca superior a 18 mil pontos. Esse é o nosso objetivo. O serviço de iluminação pública vai chegar até a sua porta, vai chegar no seu bairro, vai chegar no seu conjunto, porque esse é o objetivo da gestão municipal, levar melhoria da iluminação pública a todos os munícipes de Belém”, finalizou o diretor do DIP.

Atendimento ao público
O Departamento de Iluminação Pública da Seurb dispõe de canais de atendimento como o aplicativo Belém Iluminação Pública, que está disponível para dispositivos Android e IOS, o site da Luz de Belém, para solicitação de serviços online.

Também é possível ligar para a Central de Atendimento 24 horas no telefone 0800 042 0971 e comparecer ao atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da Seurb, localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1622.

Sarah Carneiro