A obra de implantação do Boulevard da Gastronomia, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), retomou as atividades nesta segunda-feira, 3, após ofício emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PA), liberando os serviços de assentamento dos ladrilhos e retirada de entulhos do espaço.
No projeto do Boulevard da Gastronomia, o espaço contará com quiosques, áreas de convivência, ciclofaixas e recuperação das praças, sendo mais uma opção para o lazer da população e de turistas que visitam o centro histórico, diariamente.
Além do lazer, o local foi planejado para reforçar o turismo gastronômico da capital paraense, que já recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2015, e reiterado em 2020.
A obra havia sido embargada dia 12 de junho pelo Iphan, que pediu um relatório arqueológico do local onde está sendo realizada uma escavação para drenagem no espaço, que é localizado no centro histórico de Belém, portanto, tombado pelo Patrimônio Histórico.
Relatório preliminar
A arquiteta do Departamento de Planejamento Urbano (DEPL) da Seurb e fiscal da obra, Tatiane Lins, acompanhada de uma equipe de arqueólogos, visitou o canteiro de obras para verificar a retomada dos serviços no Boulevard da Gastronomia.
“Hoje nós retomamos os serviços de calçamento. Os estudos de arqueologia continuam e será entregue, segundo equipe de arqueólogos, um relatório preliminar, para posterior liberação do restante dos serviços”, explica Tatiane.
Preservação – O titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Deivison Alves, informou que os trabalhos foram retomados a todo vapor. “Logo mais iremos aumentar o quantitativo de trabalhadores para intensificar ainda mais. Equipes técnicas e uma consultoria especializada em arqueologia já estão acompanhando o andamento dos serviços para garantir a preservação histórica que o espaço carrega”, afirma o secretário.
“Queremos que tanto a população, quanto os turistas que vierem para o Círio, desfrutem deste lindo espaço que Belém vai ganhar”, complementa o secretário de Urbanismo, assegurando que o prazo de entrega do Boulevard da Gastronomia está previsto para ser inaugurado antes do Círio de Nazaré deste ano de 2023.