Moradores da Cabanagem comemoram nova iluminação de espaço de lazer histórico do bairro

• Atualizado há 1 ano ago

Os moradores do bairro da Cabanagem comemoraram na noite desta sexta-feira, 18, a nova iluminação instalada pela Prefeitura de Belém no campo “Lá Vai a Bola”, localizado na estrada do Benjamin. O espaço é uma referência de lazer dos moradores da Cabanagem há 50 anos.

Novo sistema

O campo recebeu 36 projetores, distribuídos em oito postes, para garantir uma iluminação pública de boa qualidade nos quatro cantos do espaço. A implantação do sistema foi uma ação da Prefeitura de Belém, realizada pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP), da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb)

Comemoração

A festa no campo “Lá Vai a Bola” contou com um evento cultural, que reuniu moradores e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que destacou a importância do local para o bairro.

“A comunidade tem respeito por esse espaço. É um local que é usado para todo tipo de lazer. Agora vai se fortalecer, pois era muito escuro. A iluminação em led vai dar mais segurança. Também anunciei que vamos fazer o projeto para a construção de telas e muros apropriados para cercar o campo”, declarou o prefeito.

O espaço reúne a comunidade da Cabanagem para participar de campeonatos e eventos  realizados no campo.

Parte da história

Morador do bairro e presidente do campo, Wellington Costa, de 37 anos, lembrou que o espaço atende a todas as pessoas. “Toda a nossa comunidade agradece. Esse campo faz parte da história da Cabanagem. Ele não é só para o futebol dos homens, mas é para as crianças, as mulheres. O campo escapou de virar uma invasão é agora vejo ele, assim, todo iluminado. É um sonho”.

Moradora há 29 anos do bairro, a técnica de enfermagem Marcia Campos, de 49 anos, lembrou como era o espaço. “É uma conquista muito grande. Quando eu era adolescente esse campo era um matagal e agora está recebendo essa grande iluminação”.

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, outros campos de diversos bairros de Belém também receberão iluminação apropriada.”Um espaço muito importante para o bairro. Atendemos o pedido da comunidade e fizemos. Vamos fazer isso em outros campos de Belém”.

Mais de 20 mil pontos

A Prefeitura de Belém vem atuando na modernização da iluminação pública em Belém. Já foram mais 20 mil pontos de led instalados em diversas vias dos bairros da capital paraense. O bairro da Cabanagem será contemplado, ainda no mês de agosto, com a instalação de três mil lâmpadas de led.

“Nós estamos iluminando a cidade. No bairro da Pedreira já chegou-se a 95% de cobertura com a nova iluminação”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Victor Miranda