Rondas de verificação e inspeção da iluminação pública acontecem diariamente em Belém

• Atualizado há 1 ano ago

Os serviços relacionados ao parque de iluminação pública dos bairros e distritos de Belém vão muito além da instalação das luminárias de LED. Todos os dias, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realiza rondas pela cidade para identificar possíveis problemas e programar as manutenções.

Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Félix Negrão, “a atividade visa, de forma antecipada, identificar os problemas da iluminação pública para que as equipes estejam mais preparadas para eventualidades”.

Ainda segundo o diretor, as rondas são programadas para percorrer todos os pontos de serviço a cada seis meses e verificar as demandas dos moradores acerca de áreas apagadas, feitas dos canais de atendimento fornecido pela prestadora de serviço: a concessionária de iluminação pública Luz de Belém.

Para o secretário de Urbanismo, Deivison Alves, o objetivo é avançar cada vez mais com as rondas para reduzir os pedidos em atraso e atender as novas solicitações no prazo de 48h.

“Quando assumimos a gestão, em 2021, um dos maiores desafios era atender os chamados de iluminação pública e com a assinatura da parceria público privada melhoramos quase em 100% os serviços de iluminação pública, a começar pelos novos canais de atendimento”.

Ele afirma que “hoje a Seurb dispõe de um aplicativo próprio e super prático, para os munícipes fazerem seus chamados. Com isso, a Prefeitura já realizou mais de 12 mil atendimentos de iluminação pública na capital apenas nos seis primeiros meses de 2023 e já alcançou mais 20 mil pontos de led instalados em diversas vias dos bairros da capital paraense”.

Rondas diárias
As rondas acontecem diariamente, tanto pela equipe do Departamento de Iluminação Pública, como pela concessionária Luz de Belém. Essas ações são definidas em cronograma, para a atingir todo o parque de iluminação da cidade e também as demandas dos usuários.

As rondas podem acontecer durante o dia ou à noite e as equipes percorrem diversos pontos para mapear e verificar as condições das luminárias e lâmpadas, buscando identificar pontos acesos durante o dia e pontos apagados durante a noite. Durante as rondas, o rondante faz o lançamento dos chamados no sistema informatizado para que o operador do Centro de Controle e Operação (CCO) programe a execução dos serviços.

De acordo com o engenheiro eletricista do DIP, Matheus Nunes, “a manutenção age de acordo com as necessidades ou demandas, uma uma vez que nas rondas identificamos possíveis avarias, mas com a telegestão é possível fazer esse serviço remotamente e de maneira a atender mais rapidamente às solicitações da população”.

O secretário de Urbanismo destaca também a importância das rondas. Na opinião dele, “esse serviço é essencial para que a Prefeitura esteja precavida e preparada para eventualidades, mas também antecipando essas necessidades básicas, garantindo um serviço prestado com mais qualidade para a população”.

Canais de atendimento
A Seurb conta com vários canais de atendimento, sendo eles o aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS, assim como o site da Luz de Belém, para solicitações online.

A Central de Atendimento 24 horas recebe ligações de números fixos e móveis pelo número 0800 042 0971. Para os que preferem o atendimento presencial, é necessário se dirigir à sede da Seurb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1622.

Sarah Carneiro