Obra de revitalização da Praça do Jaú, na Sacramenta, está com 85% dos serviços concluídos

• Atualizado há 9 meses ago

Muito em breve a Praça do Jaú, na Sacramenta, será entregue completamente revitalizada para a população do bairro. A obra, realizada pela Prefeitura de Belém, faz parte do cronograma municipal de revitalização e reformas de praças em toda a cidade.

Executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) o projeto de restauração da Praça do Jaú foi apresentado ainda em 2023 aos moradores do bairro da Sacramenta que, junto com a Seurb, atuam como fiscalizadores dos serviços, além de terem a oportunidade de conhecer e opinar sobre o projeto. “Sempre ouvimos a população em todas as obras e procuramos atender todas as exigências feitas pelos moradores que serão os principais beneficiados”, comenta o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Orçada em R$ 924.423,96, a obra está com 85% dos serviços concluídos. Na fase atual, a equipe da Seurb está nos ajustes finais de manutenção do espaço. “A manutenção é muito importante para trazer mais dignidade para quem frequenta e trabalha na praça e no seu entorno. Como fica às margens da Senador Lemos, é um local bastante movimentado e com certeza, com a reforma, vai trazer várias melhorias para a população”, diz a arquiteta Márcia Gomes, do departamento de Obras Civis da Seurb.

Serviços

A Praça do Jaú está recebendo manutenção dos bancos e calçamento público, implantação de lixeiras e iluminação em LED, troca de equipamentos do parque infantil e academia ao ar livre, além da construção de uma quadra de areia e caramanchões, assim como um novo paisagismo.

Para quem frequenta e trabalha no local, a reforma está mais do que aprovada.  “Da outra vez que eu vim não tinha essa reforma, agora tem, tá melhorando, a praça tá melhor, com brinquedos novos, tem uma quadra e tá mais bonita”, avaliou a moradora Edinalva Souza.

Recentemente a Praça São Sebastião, também na Sacramenta, foi totalmente revitalizada pela Prefeitura de Belém, que entregou o espaço com novo calçamento, manutenção dos equipamentos urbanos e ainda a instalação de caramanchão e iluminação em LED. Sobre a programação de reformas e revitalização de outras praças da cidade, o secretário Deivison Alves adiantou que os técnicos da Seurb já realizaram visitas em algumas praças que logo terão os serviços iniciados.

Sarah Carneiro