A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), trabalha na revitalização de um espaço importante para a arte, história, memória e cultura da cidade: o Memorial dos Povos, em Nazaré. Os serviços realizados estão a todo vapor e a previsão é que sejam concluídos ainda este mês de maio.
O lugar é definido como um Complexo Cultural onde são realizados diversos eventos culturais que envolvem, gastronomia, cinema, artes plásticas, música, teatro e dança.
Segundo a diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, Rosa Arraes, o Memorial dos Povos é um forte abraço e agradecimento ao que Belém oferece a todos os povos do mundo.
O memorial é formado por um Complexo Cultural, que envolve o Palacete Bolonha, um anfiteatro, sala Vicente Salles, as casas Dira Paes e Lira Maia e o Cinema Acyr Castro.
Visita às obras
Na tarde de segunda-feira, 20, o secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, visitou o Memorial dos Povos para acompanhar o andamento dos serviços, que envolvem trocas de pisos, pinturas, reparo de rachaduras, entre outros.
“As obras estão finalizando. A revitalização desse lugar é uma forma da Prefeitura mostrar a valorização e respeito que tem com a história e cultura de Belém”, disse Lélio Costa.
Exposição
A exposição intitulada “Belém dos Imigrantes – História e Memória”, encontrada no Memorial, surgiu a partir de uma longa pesquisa realizada pelo corpo técnico do Museu de Arte de Belém (MABE), que foi em busca de documentos e todo e qualquer tipo de memórias que fizeram parte da construção da cidade.
O Memorial dos Povos se localiza na avenida Governador José Malcher, 257, em Nazaré.
Texto: Cleide Magalhães
Fotos: Talita Santos.