Bairro da Marambaia comemora a revitalização da Praça Sônia Maria Frazão

• Atualizado há 3 anos ago

Morador há 38 anos do bairro da Marambaia, o presidente do Centro Comunitário Tiradentes, Saulo Rodrigo da Silva, vê com otimismo o início dos serviços de revitalização da praça Sônia Maria Frazão, localizada no conjunto Gleba II.

“O nosso bairro possui muitas crianças e jovens que precisam desse espaço para a prática de esportes, que é fundamental para o seu desenvolvimento como cidadãos”, declara Saulo, satisfeito com a iniciativa da Prefeitura de Belém que, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), está realizando a revitalização do espaço.

A reforma da praça foi decidida a partir das demandas apresentadas nas plenárias de bairros do Distrito Administrativo de Belém (Dabel), no Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado.

Entre os serviços a serem realizados no logradouro, estão a recuperação do calçamento, implantação de uma quadra poliesportiva e uma de areia, implantação de um anfiteatro, implantação de bancos, adaptação de acessibilidade, paisagismo e nova iluminação.

“Nossa preocupação é com a qualidade do serviço. Vamos recuperar e implantar calçadas adequadas aos padrões de acessibilidade, com sinalização tátil e rampas em todo o entorno da praça. Temos certeza que vamos cumprir os prazos e entregar um espaço que vai atender aos anseios dos moradores”, diz Márcia Miranda, arquiteta da Seurb e fiscal da obra.

O coordenador do centro comunitário, Dayvison Gemaque, que mora há 40 anos no bairro, também comemorou o início dos serviços de reforma do logradouro.

“A praça foi construída no início dos anos setenta e a obra nunca foi concluída durante todos esses anos. Com essa reforma a praça vai proporcionar para a comunidade não apenas um espaço de lazer para as famílias, mas também melhoria na qualidade de vida, além da socialização que é fundamental nos dias de hoje”, afirma Dayvison.

Prazo de entrega 

O valor total da reforma da praça está orçado em R$ 641.953,40. Os serviços de recuperação já foram iniciados e a fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

“A previsão é de 45 a 50 dias para a entrega do logradouro público. Vamos restaurar toda a praça e preparar um espaço de convivência para os moradores”, afirmou o titular da Seurb, Deivison Alves.

Seguem em trabalho de revitalização as praças F, O, K e H, localizadas no conjunto Gleba I, a praça do conjunto Costa e Silva, a praça da Independência, localizada na alameda Independência, no bairro do Umarizal, a quadra poliesportiva, pista para a prática de skate, anfiteatro e área de convivência localizados na avenida Almirante Tamandaré, no bairro da Cidade Velha, além do Ver-o-Rio e canteiro da avenida Pedro Álvares Cabral.

“A secretaria fez uma força-tarefa de análises e vistorias para que essas praças possam ser recuperadas. Somando tudo são mais de 20 equipamentos públicos que estão em reforma. Logo todas serão reinauguradas”, destacou Deivison Alves.

 

Texto:

Igor Monteiro

Veja também