Os serviços de manutenção e revitalização das calçadas de pedra portuguesa realizados pela Prefeitura de Belém em diversos pontos da capital chegam agora ao entorno do Museu Emilio Goeldi. A ação de recuperação do calçamento público, executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, já foi realizada em avenidas, praças e pontos turísticos como o Portal da Amazônia e o Bosque Rodrigues Alves.
O serviço consiste na manutenção para a preservação das calçadas de pedra portuguesa, de acordo com as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que são calçadas tombadas pelo patrimônio histórico. O calçamento no entorno do Museu Goeldi começou a ser restaurado na última quarta-feira, 24, por equipes do Departamento de Obras Civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Deoc/Seurb).
Para o vendedor de lanches Daniel Albuquerque, a manutenção é muito importante para o espaço, onde transitam centenas de pessoas todos os dias. “Os moradores do entorno do museu reclamavam demais dessa calçada, mas essa reforma tá vindo em boa hora e vai ser muito importante para todos nós, inclusive eu, que trabalho aqui, vou ficar muito feliz com a melhoria do aspecto da calçada”, garante o vendedor.
Margareth Lopes, que está de passagem pela cidade, aproveitou a manhã desta segunda-feira para caminhar no entorno do Museu e manifestou satisfação com o trabalho de revitalização que está sendo feito no local. “É bom não só para mim, mas para todas as pessoas que caminham por aqui, assim como para os pedestres de modo geral. É sem sombra de dúvida o que há de melhor”, elogiou.
“A equipe deve permanecer no espaço por uns dez dias, porque vão fazer as quatro calçadas, nas avenidas Magalhães Barata, Alcindo Cacela, Gentil Bittencourt e Nove de Janeiro. Quando o serviço finalizar, a equipe seguirá para outros pontos que necessitam de manutenção”, afirmou a arquiteta do Deoc, Márcia Gomes, responsável pela operação de recuperação das calçadas de pedra portuguesa em toda Belém.
Entre os locais que já tiveram o calçamento recuperado estão as avenidas Nazaré e Presidente Vargas e as Praças Dom Pedro II e Felipe Patroni, além das calçadas no entorno do Bosque Rodrigues Alves. Ainda segundo a arquiteta Márcia Gomes diversos outros pontos vão receber essa manutenção, como as Praças da República e Batista Campos.
O titular da secretaria de Urbanismo, Deivison Alves, destaca que o trabalho de recuperação das calçadas vem sendo constante. “Nosso principal objetivo é continuar avançando e levar esses serviços para o máximo de ruas e avenidas, beneficiando toda a nossa população”, afirma o secretário de Urbanismo, acrescentando que no mês de janeiro foi atingida a marca de 50 mil metros quadrados de calçadas reformadas, inclusive com a instalação de piso tátil para garantir acessibilidade a todos, o que é uma marca da atual gestão.