Cemitérios públicos de Belém têm grande movimentação na véspera do Dia das Mães

A movimentação nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge, na manhã deste sábado, 13, véspera do Dia das Mães, foi intensa. A Prefeitura de Belém montou um esquema especial envolvendo órgãos municipais nos cemitérios públicos da capital e distritos para receber os visitantes.

Maior cemitério

Com a expectativa de receber 40 mil pessoas entre sábado e domingo, o cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, é a maior necrópole pública de Belém.

Para garantir a organização, a administração do Santa Izabel fez um plano de ação de limpeza, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que vem ocorrendo desde o mês de abril e continua sendo realizado neste fim de semana.

A autônoma Socorro Malatto, de 61 anos, escolheu o sábado, véspera do Dia das Mães, para visitar a sepultura da mãe e da irmã. “Preferi vir no sábado para evitar o tumulto do domingo. Também sou mãe e quero tomar café com as minhas filhas, preparar o almoço”, explicou.

Para orientar melhor os visitantes, o cemitério conta com mapas identificando as alamedas. A pedagoga Josiane Costa, de 43 anos, conseguiu encontrar com facilidade a sepultura da mãe. “Vim com a minha irmã visitar o túmulo da nossa mãe. Consegui encontrar direitinho, coloquei as flores que eu queria”, comentou.

Ordenamento

Por ser um período de grande movimento nos cemitérios, atrás apenas do Dia de Finados,  o Dia das Mães também intensifica o comércio em frente às necropoles. Com isso, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Organização Pública atuaram no ordenamento dos permissionários.

Trabalhando há 30 anos em frente ao cemitério Santa Izabel, a vendedora de flores Rosália Paixão, de 58 anos, já vendeu todos os arranjos de flores apenas no sábado. “O movimento está bom. Já vendi bastante. Comprei 100 pacotes de flores e vendi metade. Os arranjos também vendi tudinho e já vou preparar mais”, comemorou.

Marambaia

Outro cemitério público, o São Jorge, no bairro da Marambaia, também teve uma manhã de sábado movimentada. Com a expectativa de receber 20 mil pessoas durante o fim de semana de homenagem às mães, o espaço foi preparado com um grande operação de limpeza, de acordo com o diretor de Necróples da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Lucas Farias.

“Os cemitérios foram roçados e capinados. Também foram retirados entulho e lixo das alamedas e arredores de sepulturas. Além desses serviços, houve a manutenção de pontos de iluminação, com a troca de lâmpadas e equipamentos das luminárias. Com essa operação, entregamos um espaço limpo e muito mais digno para os familiares e visitantes”,  explicou Lucas farias.

Segurança

A Guarda Municipal de Belém (GMB) montou um operação de segurança nos cemitérios públicos de Belém e distrito. Mais de 160 agentes por dia, 16 viaturas e 18 motocicletas atuam nos cemitérios de Belém, Icoaraci e Mosqueiro nos dias 13 e 14 de maio.

Mobilidade

No domingo, 14, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizará a fiscalizaçãodo trânsito. Foram designadas duas viaturas com quatro agentes para orientação, fiscalização e desvio do tráfego para o acesso ao cemitério Santa Izabel (Guamá), nos cruzamentos da rua dos Caripunas com avenida José Bonifácio e travessa Castelo Branco com rua dos Caripunas. Já no acesso ao cemitério São Jorge (Marambaia) não haverá desvios, apenas orientação no trânsito.

Também terá desvio provisório dos itinerários de algumas linhas de ônibus. As linhas que operam via Av. Nazaré/Av. Magalhães Barata/Tv. Castelo Branco/Rua dos Caripunas/Av. José Bonifácio, farão o sentido Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata, Tv. Castelo Branco, Rua Silva Castro, Av. José Bonifácio, a destino.

Já as linhas que operam via Rua Antônio Barreto/Tv. Castelo Branco/Rua dos Caripunas/Av. José Bonifácio farão a Rua Antônio Barreto, Tv. Castelo Branco, Rua Silva Castro, Av. José Bonifácio, a destino.

Serviço: No domingo, 14, os cemitérios Santa Izabel e São Jorge funcionam das 7h às 16h.

Victor Miranda