Cemitérios Santa Izabel e São Jorge estão prontos para o final de semana de visitação e homenagens

O trabalho de manutenção e limpeza nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge, em preparação para o Dia das Mães, já foi finalizado pela Prefeitura de Belém em parceria com as secretarias de Urbanismo (Seurb) e Saneamento. O diretor do departamento de Necrópoles da Seurb, Lucas Farias, disse que “os serviços de manutenção e limpeza foram concluídos bem rapidamente, principalmente porque intensificamos os trabalhos que são feitos todos os dias”.

Frequentador do cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, Marivaldo Pantoja está sempre no local visitando seus entes queridos. Ele comentou que essa operação para o Dia das Mães deixou o cemitério em ótimo estado. “Tava só mato, mas a equipe da Prefeitura veio e limpou o cemitério todinho, agora tá uma maravilha”, avaliou.

Os cemitérios foram roçados e capinados, assim como foram retirados entulho e lixo das alamedas e arredores de sepulturas. Além desses serviços houve a manutenção de pontos de iluminação, com a troca de lâmpadas e equipamentos das luminárias. “Com essa operação, nós estamos entregando um espaço limpo e muito mais digno para os familiares e visitantes”, declarou Lucas Farias.

Para Oflena Maria, que visita periodicamente o cemitério São Jorge no bairro da Marambaia, o espaço está ótimo. “Eu tenho a minha mãe enterrada aqui, por isso que eu venho pra cá e eu tô achando uma coisa maravilhosa”.

Expectativa de público

A operação tem como objetivo principal cuidar dos espaços para receber um número significativo de visitantes, principalmente no Dia das Mães, quando diversas famílias visitam os cemitérios. Dinair Miranda vende flores em frente ao cemitério Santa Izabel, no Guamá. A vendedora acredita que o público estará presente, e espera que “a operação traga bastante vendas”.

A preparação para o Dia das Mães, além da manutenção e limpeza, terá a parceria de órgãos de segurança pública, o que trará mais segurança e comodidade aos visitantes, mas também para os vendedores. Dinair comemorou. “Com o cemitério arrumado e com mais segurança, vamos conseguir o nosso dinheirinho”, declarou.

Para o final de semana da data comemorativa, a expectativa de público para os cemitérios administrados pela Prefeitura de Belém é de aproximadamente 40 mil no Santa Izabel e 20 mil no São Jorge, sendo 25 e 15 mil apenas no domingo, 14, respectivamente.

Serviço:

O funcionamento dos cemitérios para o final de semana do Dia das Mães, no sábado (13) e domingo (14), será das 7h às 16h.
O cemitério São Jorge fica na Rua da Mata, no bairro da Marambaia, e o cemitério Santa Izabel se localiza na Avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá.

Durante o final de semana da data comemorativa, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Organização Pública da Seurb estarão atuando para assegurar o bem-estar de familiares e visitantes.

Sarah Carneiro