Logo após entregar o Mercado da Terra Firme, na tarde desta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Belém devolveu à população o Complexo da Pedreira também totalmente revitalizado. Com alegria, o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, inaugurou o lugar junto aos feirantes. Com mais uma obra nova e moderna garantida na cidade, mais de 200 trabalhadores serão diretamente beneficiados, além da população do bairro, com 69.608 habitantes.
Os serviços no complexo foram executados pela Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), tendo à frente o secretário Lélio Costa, que vistoriou diversas vezes a obra e dialogou com os trabalhadores e feirantes.
A satisfação com o novo lugar envolve os feirantes do Complexo da Pedreira. “Sinto-me feliz, porque o lugar e os boxes estão realmente como pedimos, foi tudo conversado com a Prefeitura. Ficaram bonitos e o complexo vai satisfazer bastante os nossos clientes. Estou na expectativa para nossa mudança no final deste mês”, conta Rubens da Silva, que trabalha com manutenção de celular no Complexo da Pedreira há 20 anos.
A partir desta sexta-feira, 27, os 206 permissionários que atuam no Complexo da Pedreira devem se reunir com representantes da Secretaria Municipal de Economia (Secon), para definir o cronograma de remanejamento para o novo espaço.
Modernidade
O Complexo da Pedreira foi mais um espaço revitalizado com o que há de mais moderno em termos de feiras, mercados e complexos no Brasil, como maior ventilação, iluminação mais eficiente e econômica com LED, fachada em painel ACM com alta durabilidade e outros.
Os serviços feitos pela Seurb no Complexo da Pedreira envolveram alvenarias, revestimentos simples, revestimentos cerâmicos no piso e na parede, korodur (granito no piso), portas de enrolar, instalações elétricas, predial e geral, instalações hidrosanitárias predial e geral.
Além de estruturas metálicas, painel ACM (com maior flexibilidade, fácil limpeza e manipulação e a alta durabilidade), forros, placas em granito, placas cimentícias.
Participação popular
A obra contou com investimento de R$ 22,93 milhões, tendo parceria entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado do Pará.
Todo o processo de revitalização dos Mercados, Feiras e Complexos foi acompanhado e sugerido em audiências públicas abertas aos feirantes, moradores dos bairros envolvidos e população em geral, que puderam opinar no projeto e nas alocações das feiras provisórias padronizadas, montadas próximas aos espaços em obras.
Além disso, as Comissões de Fiscalização (Cofis), escolhidas pelos trabalhadores das feiras, acompanham continuamente as intervenções nos mercados.
Texto: Cleide Magalhães – Ascom Seurb.