A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), levou mais alegria e dignidade aos moradores do Ariri Bolonha, no bairro do Sideral, com a entrega da arena esportiva revitalizada e nova praça na noite desta quinta-feira, 7.
Luiz Fernando faz parte da Comissão de Moradores do Ariri Minha Casa. Ele agradeceu a entrega dos espaços de esporte e lazer à comunidade.
“Em nome de toda a comunidade, agradecemos ao prefeito Edmilson, ao vereador eleito Rodrigo Moraes (PCdoB) e ao secretário Lélio, que atenderam ao nosso pedido. Agora esperamos que a nossa comunidade nos ajude a cuidar e preservar este lindo bem público”.
Na hora da entrega, o prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou que é preciso a comunidade se organizar e também ajudar a Prefeitura a cuidar dos espaços públicos e assim manter as coisas funcionando.
“Entre os maiores problemas que chegam à Prefeitura é o roubo de cabos de iluminação pública das praças e de outros logradouros da cidade. Pedimos que a comunidade nos ajude a cuidar e evitar com que pessoas de má-fé prejudiquem e estraguem aquilo que é de todo mundo”, enfatizou o prefeito.
O secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, agradeceu ao prefeito Edmilson pelo compromisso com dezenas de equipamentos de lazer, cultura, arte e esporte que tem feito em Belém, que ficará com o total de 81 espaços de lazer feitos pela Seurb e entregues à população, desde o início da atual gestão municipal até dezembro de 2024, tanto na periferia quanto no centro da cidade.
“Hoje o prefeito já entrega à cidade de Belém 67 praças e espaços de lazer, de oportunidades, do direito à cidade, à felicidade, ao encontro para a juventude, às crianças e aos idosos. E esta conquista chegou ao Ariri Bolonha, também porque a comunidade se envolveu, pautou a Prefeitura, a Seurb, o prefeito Edmilson, o Rodrigo Moraes, todos comprometidos com a nossa Belém, restaurando a dignidade das pessoas. A Comissão de Moradores formada aqui é para cuidar deste espaço e garantir a alegria do povo”, disse o secretário.
Serviços
Com R$ 380 mil, destinados para o Sideral, foram garantidos a arena de areia para prática de futebol, espaço de convivência para idosos, parque infantil, área de passeio, bancos de concreto, duas mesas de tênis de mesa e área para chuveiros, além da revitalização do espaço dos agentes públicos de segurança na praça do Ariri Bolonha.
Os melhoramentos são de reorganização do espaço, revitalização do pavimento original, piso tátil para PNE, nova iluminação geral da arena e praça com luminárias com LED, bancos de concreto, revitalização da arena esportes, reforma geral do alambrado, pintura geral do espaço, plantio de gramas e etc.
Espaços em obras
A Prefeitura de Belém, pela Seurb, revitaliza mais 14 espaços de lazer na cidade com recursos aplicados que somam R$ 8,8 milhões. Com Ariri Bolonha, a atual gestão municipal, já entregou 67 praças no centro e na periferia, incluindo as que ficam no Complexo Ver-o-Rio, Portal da Amazônia, Boulevard da Gastronomia e Parque Iracema Oliveira.
Em geral, as obras tiveram reforma, revitalização e adequação, envolvendo iluminação com LED, pinturas, bancos, lixeiras, brinquedos e academias.
As 14 em obras são: Tancredo Neves, Rufino Melo, Georgina Arouck, John Lennon e conjunto Ipuã, na Marambaia; conjunto Viver Maracá, em Icoaraci; Ipê Roxo, na Terra Firme; Osvaldo Cruz, Amazonas, Osvaldo de Caldas Brito, no Jurunas; Operário, em São Brás; Edimar Araújo, no Satélite; e Uirapuru, no Maracangalha. Além do Complexo Esportivo e de Lazer Augusto Rezende, na Condor.
Espaços pets
Das 14 praças, a Edimar Araújo, no Satélite, terá também espaço pet. Ela soma o total de oito praças com lugar específico para animais já garantidos pela Prefeitura. As outras são: David Mufarrej, no Reduto; Dom Mário de Miranda Villas Boas, em Val-de-Cans; Dom Alberto Ramos, na Marambaia; Eneida de Moraes, no Umarizal; Dalcídio Jurandir, na Cremação; Dorothy Stang, na Sacramenta; e praça do Contorno Norte, em Icoaraci.
Wi-fi
Além disso, a Prefeitura garante nas praças pontos de wi-fi, instalados por meio de fibra óptica, que permitirão vários acessos simultâneos, como na David Mufarrej, no Umarizal, e Dom Mário de Miranda Villas Boas, a “praça do Marex”, em Val-de-Cans.
Texto: Cleide Magalhães – Ascom Seurb.