CUIDADO E DIGNIDADE: Belém ganha três praças revitalizadas na Marambaia nesta quinta, 4

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entrega mais três praças totalmente revitalizadas para a cidade, nesta quinta-feira, 4. Elas beneficiam diretamente milhares de moradores da Marambaia, bairro que conta com 58 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, as obras geraram 650 empregos diretos e indiretos. São elas: Paulo Maria Evangelista dos Santos, conhecida como praça do “conjunto Pedro Álvares Cabral”; da Marinha, popularmente conhecida como “Fantasma”; e Dom Alberto Ramos.

Nelas, os recursos aplicados somam R$ 7 milhões. As entregas serão feitas à população pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo titular da Seurb, Lélio Costa.

Ao longo da noite desta quinta-feira, 4, a primeira das três praças a ser entregue é a da Marinha, às 19h30. Ela está localizada na rua da Marinha, no conjunto Cohab 2. Terá pipoca e algodão doce às crianças.

Às 20h20, será a vez da praça Paulo Maria Evangelista dos Santos. O espaço fica no conjunto com o mesmo nome, entre as ruas B e C.

“Vivíamos praticamente no meio do mato, a gente não via calçada, nada. Hoje, parece que estou morando em outro bairro, porque está ficando muito bonito o trabalho. Agora, vou para a porta de casa e vejo um outro ambiente. O pessoal fez um serviço excelente”, elogia Cleber Fernandes, que é empreendedor e vive na área da praça do conjunto Pedro Álvares Cabral.

Às 21h, para culminar com programação de comemoração, ocorre a entrega da Dom Alberto Ramos, na rua Rodolfo Chermont, entre as ruas Almeirim e Primavera.  Lá, terá brinquedos, pipoca, crepe e algodão doce para as crianças. Além da atração cultural “Os Vingadores do Brega” gratuita e aberta para o público em geral.

“Essa praça é nosso local de lazer, precisava de uma reforma e ficou bem iluminada, bonita, e isso ajuda mais na segurança. Espero que todos a mantenham conservada, joguem lixo no lixo, não pichem, não quebrem os bancos e os telhados para também valorizarmos o trabalho da Prefeitura”, pede Ernanes Matos, professor de Artes Visuais e morador da área da Dom Alberto.

Em apenas 37 dias, Prefeitura já entregou mais seis praças no centro e na periferia

Para o secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, os serviços feitos nesses espaços revelam, mais uma vez, o cuidado e a dignidade de lazer que a gestão municipal tem garantido à população da cidade.

“A Prefeitura de Belém tem feito grandes investimentos em obras de reforma e requalificação das praças da capital paraense, tanto no centro quanto na periferia, ajudando no cuidado, na socialização e na melhoria da qualidade de vida da população”, reforça o secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa.

Somente de 28 de maio a 3 de julho, a Prefeitura, por meio da Seurb, já entregou as praças Dom Mário de Miranda Villas Boas, conhecida como praça do “Marex”, em Val-de-Cans; Batista Campos, no bairro com mesmo nome; Waldemar Henrique, no Reduto; Castanheiras, no Curió-Utinga; Sônia Maria Frazão, na Marambaia; e Laudemar Rosário, na Pedreira.

DOM ALBERTO – Dos R$ 7 milhões aplicados nesses três espaços, R$ 4,6 milhões foram na praça Dom Alberto Ramos. A obra da Dom Alberto Ramos gerou o total de 360 empregos, sendo 60 diretos e 300 indiretos.

Por meio de convênio com o Banco do Brasil, a Prefeitura de Belém fez a revitalização geral do lugar, com paisagismo, troca de toda pavimentação, construção de três quiosques, revitalização dos arcos de entradas e anfiteatro, espaço para pets, reforma das quadras de areia e poliesportiva, iluminação com LED completa e pintura geral do espaço.

O lugar é uma homenagem ao ex-arcebispo de Belém, que foi o segundo paraense e único belenense a ocupar o assento arquiepiscopal da capital paraense.

PAULO MARIA – As obras de reforma da praça Paulo Maria Evangelista dos Santos envolveram recursos de R$ 708 mil e geraram 145 empregos diretos e indiretos.

A praça recebeu quadra para prática de esportes protegida por alambrado, área de lazer e de convivência, e parque infantil. Além de iluminação toda com LED, piso tátil, rampas de acesso, bancos e lixeiras. Também foi feita a drenagem da arena e a recuperação do centro comunitário.

MARINHA – Na praça da Marinha os recursos foram de R$ 702 mil e gerou 145 empregos diretos e indiretos. A obra garantiu espaço para a prática de exercícios físicos, parque infantil, área de lazer para idosos e etc.

Texto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb

Fotos: Marcelle Andrade, Leonardo Mangas e Juliane Castro/Ascom Seurb.