Decoração especial para o Círio é inaugurada na praça Frei Caetano Brandão

A iluminação da praça Frei Caetano Brandão, localizada em frente à Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, foi inaugurada na noite desta quarta-feira, 6.

A decoração faz parte da iluminação especial preparada pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para a festividade do 229° Círio de Nazaré.

“Aqui é um complexo que representa a memória e a história da nossa cidade. A prefeitura não poderia deixar esse espaço de fora neste momento tão importante que é o Círio”, afirma o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

A praça Frei Caetano ficou toda enfeitada e colorida com as decorações de figuras luminosas em formato de notas musicais, anjos com corneta e mangueiras iluminadas. O autônomo Elinberto dos Santos, de 31 anos, está em Belém pela primeira vez na época do Círio. Natural do município de Colares, cidade do nordeste paraense, o turista ficou encantado com a decoração.

“Primeira vez que venho a Belém na época do Círio e estou conhecendo a praça. Achei linda e fiquei encantado”, comentou.

Ilumina o trajeto do Círio

Além da praça, a noite marcou também a inauguração das decorações dos locais que fazem parte do trajeto da trasladação e do Círio, como as praças dos Estivadores e da República, e das avenidas Presidente Vargas e Nazaré.

São mais de 400 imagens, três estações luminosas com adereços em formato de estrela cadente, cometa, santa iluminada, figura luminosa em forma da palavra Círio, figura luminosa em forma de conjunto de notas musicais, de anjo e em forma de Sagrada Família.

“Este é um ato simbólico, onde iluminamos com diversos adereços todo o trajeto da trasladação e do Círio”, informa o titular da Seurb, Deivison Alves.

Texto: Victor Miranda