O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado sempre no dia 2 de novembro, que em 2024 cai no próximo sábado. É a primeira data comemorativa com maior número de visitas a dois cemitérios públicos administrados pela Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb): Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia. Os espaços estão na fase final da operação de limpeza e organização pela Secretaria.
O fluxo de visitas às sepulturas inicia já na sexta-feira, 1º, e segue até domingo, 3. Ainda segundo a direção do Departamento de Administração de Necrópoles (Dane) da Seurb, a estimativa é que cerca de 65 mil pessoas circulem dentro dos dois cemitérios em homenagens e orações aos entes queridos. Delas, 40 mil no Santa Izabel, onde há 50 mil sepulturas, e 25 mil visitantes no São Jorge, lugar que conta com 25 mil sepulturas.
Na sexta-feira, 1º, e no sábado, 2, os portões estarão abertos das 7h às 17h nos dois cemitérios. No domingo, 3, somente das 8h às 13h em ambos os locais.
Para fugir da aglomeração, o professor aposentado José Carvalho já adiantou a homenagem no túmulo de familiares e amigos no Santa Izabel na manhã desta terça-feira, 29.
“Melhor vir agora para não ter que enfrentar muita gente no sábado. Além disso, no Dia de Finados, irei a outro cemitério, onde sempre dá menos pessoas. Normalmente venho ao cemitério nas datas comemorativas para orar pela família e pelos amigos. A limpeza dos cemitérios é fundamental para proporcionar bem-estar aos visitantes. Vejo que está bem limpo, acessível e digno para receber os visitantes”, disse Carvalho.
Operação de limpeza e organização termina até quarta-feira, 30
Nesta semana, que antecede à data, a Prefeitura, via Seurb, está finalizando a operação de limpeza e organização em ambos os cemitérios.
O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, destacou que os trabalhos são realizados periodicamente nos cemitérios e para o Dia de Finados houve reforço nos serviços à conservação dos cemitérios para receber, melhor ainda, ao público, como capinação, varrição, retirada de entulho, poda de árvores, manutenção da rede de luminárias, pintura do pórtico de entrada e pintura do meio-fio interno e externo.
Os serviços envolvem 210 trabalhadores no Santa Izabel e São Jorge e terminam até esta quarta-feira, 30. “Intensificamos os trabalhos com a nossa equipe interna desde o dia 2 de setembro. Além dos servidores lotados nos cemitérios, que são 60, disponibilizamos mais 150 trabalhadores para o evento, totalizando assim 210 trabalhadores. Os serviços estão sendo finalizados até quarta, 30”, explicou José Roberto Ribeiro, diretor do Dane/Seurb.
Orientações aos visitantes
José Ribeiro orienta que o público faça suas homenagens para o Dia de Finados dentro do horário estabelecido pelas Administrações dos cemitérios.
“Pedimos que venham fazer suas homenagens dentro do horário estabelecido pela Administração. Nos dias do evento não haverá o chamado serviço de localização, que será disponibilizado até sexta-feira, dia 1º de novembro, para que não haja tumulto em nossa Secretaria, uma vez que o volume de visitantes aumenta consideravelmente”, solicita o diretor do Dane/Seurb.
No Dia de Finados, sábado, 2, haverá missa no cemitério Santa Izabel, às 8h, e no São Jorge, às 9h.
Força-tarefa
Para ajudar com que as pessoas se sintam mais seguras para fazer suas visitas, o fim de semana do Dia de Finados nos cemitérios contará com uma força-tarefa, que envolve também a Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros.
Texto: Cleide Magalhães – Ascom Seurb.