DIREITO DE IR E VIR: Prefeitura de Belém já recuperou mais de 64 mil metros de calçadas públicas na cidade

• Atualizado há 3 dias ago

Para garantir o direito de ir e vir da população da cidade, desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), já recuperou mais de 64 mil metros de calçadas públicas em diversos pontos da cidade, tudo para torná-las seguras e acessíveis aos pedestres. 

A iniciativa se dá pelo Programa de Manutenção de Calçadas Públicas do Departamento de Obras Civis da Seurb. O programa mantém os serviços de manutenção e reformas de calçadas públicas em Belém.

Para garantir mais áreas reformadas, a Prefeitura de Belém manteve aditivo no contrato, em outubro passado, e está garantido até 28 de outubro de 2025. 

Os serviços da Prefeitura de Belém, pela Seurb, acontecem também em longo trecho da Av. Pedro Miranda. Foto: Divulgação Seurb

Prioridade – O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, explicou que a Seurb tem realizado os serviços de acordo com as demandas e necessidades da cidade. Inicialmente, a programação atende aos principais corredores de Belém. 

“As calçadas são elementos utilitários, deixam nossa cidade mais bonita e mais segura. É importante que consigamos mantê-las em bom estado de conservação. Os locais para reforma e manutenção de calçadas são avaliados de acordo com o grau de necessidade. A Seurb escolhe as prioridades, conforme os locais que mais precisam de intervenção, e elaboramos programação para atender às demandas solicitadas pela população, após vistoria da nossa fiscalização”, explicou o secretário Lélio. 

O agente de portaria Marcos Santos, que mora há 28 anos na Terra Firme, destacou que os serviços são importantes, porque garante mais segurança para todos. Foto: Juliane Castro – Ascom Seurb

Ainda em 2024, um dos espaços recuperados foram as calçadas próximas à praça Olavo Bilac, na rua São Domingos, entre a avenida Celso Malcher e a passagem São Pedro, na Terra Firme. Para o agente de portaria, Marcos Santos, que mora há 28 anos próximo ao local, os serviços são importantes. 

“A calçada em boas condições não é relevante só para mim, como também para os idosos, às crianças, porque a gente não anda pela pista e garante mais segurança para todos nós, até porque aqui é uma via principal e muito movimentada por veículos”, contou Santos, que passa pelo lugar quase todos os dias.  

Programa de Manutenção de Calçadas Públicas fez os reparos na travessa Carlos de Carvalho próximo à rua General Gurjão, na Campina. Foto: Divulgação Seurb

Vias que recebem serviços na atualidade

Na última terça-feira, 5, iniciaram os serviços nas calçadas das travessas Angustura e Lomas Valentina, no trecho entre as avenidas João Paulo II e Senador Lemos. 

Estão em andamento as calçadas da Av. Alcindo Cacela, da Av. Pedro Miranda até a praça Princesa Izabel; Av. Almirante Barroso, entre o Entroncamento até São Brás (dos dois lados); Av. João Paulo II, da Av. Dr. Freitas até Tv. Teófilo Conduru (dois lados); Av. Visconde de Souza Franco, da Tv. Boa Ventura até Av. Marechal Hermes (dois lados); e Av. Tamandaré, da rua Dr. Assis até Tv. Padre Eutíquio. 

Calçadas finalizadas nos trechos das travessas de Breves e Monte Alegre, Cidade Velha. Foto: Divulgação Seurb

Participação cidadã

A Seurb também disponibiliza canais de atendimento à população para denúncias referentes à violação do Código de Posturas Municipal, como obstáculos que dificultam a acessibilidade nas calçadas e vias públicas. 

As mensagens podem ser encaminhadas pelo WhatsApp (91) 98418-3491, das 8h às 13h, ou pelo e-mail seurb.nscp@gmail.com, ou por escrito, na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, nº 1.622, bairro de Nazaré. O anonimato é garantido.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom Seurb.

Veja também