Envolvidos nas obras do Palácio Antônio Lemos fazem treinamento sobre segurança do trabalho

Um treinamento teórico e prático em segurança do trabalho garantiu aos trabalhadores que atuam na obra de reforma e restauração do Palácio Antônio Lemos zelarem mais pela sua própria segurança e de outras pessoas. Ao todo, 40 profissionais passaram a quinta-feira, 21, focados nos conceitos básicos da área. O treinamento reuniu as equipes dos departamentos de obras e planejamento urbano da Seurb, equipes de restauro, da consultoria e fiscalização do Museu de Arte de Belém (Mabe).

No período da manhã, os participantes receberam orientações do técnico em segurança do trabalho, Nonato Brasil, que explicou sobre a Norma de Reguladora 35, que estabelece requisitos de proteção para o trabalho em altura. “Eu estou muito feliz de ter sido convidado para dividir meus ensinamentos com esses jovens. Espero ter contribuído e que eles sigam as orientações e principalmente o uso dos EPIs nas atividades que envolvem uma certa altura”, disse.

Já no período da tarde, o enfermeiro Edvando Gama, realizou os cursos de combate a incêndio e de primeiros socorros dos profissionais que trabalham nas alturas. “Nesse tipo de obra é muito importante esses treinamentos para todos estarem capacitados a salvar vidas. Fico muito feliz que tanto a empresa responsável pela obra como a Prefeitura e a Seurb estejam preocupadas com a segurança de todos os envolvidos nas obras do Palácio”, afirmou.

Participantes – O chefe da Divisão de Conservação e Restauro da  Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e do Mabe, Márcio Figueiredo, destacou a importância do treinamento. “É de fundamental importância essa capacitação realizada durante as obras de restauro do Palácio Antônio Lemos. Além de todo o cuidado com a preservação dos bens do acervo, também demonstra o cuidado com o colaborador”, agradeceu.

A arquiteta e fiscal de obra da Seurb, Márcia Miranda, disse que “a Prefeitura de Belém está realizando diversas obras nas praças da cidade e diariamente realizo fiscalizações para ver se os operários estão usando corretamente os EPIs. Fiquei muito feliz de ter participado e aprendido um pouco mais. Esse tipo de ação mostra ainda mais a preocupação que a atual gestão tem com de todos e todas que fazem parte de uma obra”.

Para o o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, “a capacitação revela mais uma característica da gestão do prefeito Edmilson, no sentido de, na prática, aperfeiçoar a qualificação das equipes. Esses cursos foram os primeiros de uma série de treinamentos que queremos oferecer para os profissionais que estão envolvidos na obra do Palácio Antônio Lemos”.

O treinamento foi realizado pela empresa Pinheiro Sereni Engenharia, responsável pela obra de restauro do Palácio Antônio Lemos, por meio da H7 Consultoria, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). “Estamos felizes com o resultado desses três cursos que oferecemos aqui no Palácio: o de NR 35 com o trabalho em altura, o de combate a incêndio e primeiros socorros, que é fundamental. O objetivo é manter não só do prédio, mas de todos os colaboradores”, afirmou o engenheiro civil, Charles Aragão.

Igor Monteiro