Equipe de arquitetas da gestão municipal celebra obras de urbanização da cidade

Equipe de arquitetas da gestão municipal celebra obras de urbanização da cidade

Fazer de Belém uma cidade bem cuidada e inclusiva é uma missão levada muito a sério pelo time de arquitetas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), à frente de importantes obras de reforma e readequação de espaços urbanos na capital paraense.

Nesta data em que se comemora o Dia Mundial do Urbanismo, as arquitetas se destacam pela responsabilidade e dedicação com a recuperação e planejamento urbano de Belém.

“O urbanismo é essencial para que a cidade tenha como objetivo central a redequação dos espaços públicos. Um bom planejamento urbano significa qualidade de vida para toda a sociedade”, explica a arquiteta Débora Leite, que integra o Departamento de Planejamento Urbano da Seurb. 

Histórico 

O Dia Mundial do Urbanismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1949 e é uma data destinada à reflexão conjunta sobre as cidades em que vivemos e como as queremos no futuro.

“Nós apostamos nesse competente e profissional olhar feminino das nossas técnicas, porque é ao mesmo tempo fraterno e exigente na fiscalização de obras importantes, como a revitalização do Complexo Ver-o-Rio, a reforma e restauração do Palácio Antônio Lemos, além da recomposição de quilômetros de calçadas e canteiros centrais de importantes avenidas”, cita o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves. 

De olho nos prazos

A arquiteta Márcia Gomes, que integra a Diretoria de Obras Civis da Seurb, é responsável por fiscalizar, dentre outras obras, a revitalização do Complexo Turístico Ver-o-Rio, na orla da cidade. “A revitalização do Ver-o-Rio foi um desafio, porque o objetivo era resgatar os traços originais, porém adequando para acessibilidade, inclusive, com brinquedos para cadeirantes”, conta a profissional.

Ela ressalta que, apesar do desafio grande, o grupo conseguiu fazer com que o projeto fosse executado com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos e o resultado foi muito satisfatório.

Desafio

Atualmente, Márcia Gomes está envolvida com outro desafio, a recuperação e adequação das calçadas de Belém.

Para resguardar a característica histórica das calçadas, já que muitas são revestidas de pedras portuguesas, a equipe de arquitetos da Seurb realiza adaptações com rampas e pisos táteis. “Urbanismo pressupõe acessibilidade”, conclui Márcia Gomes.

Dedicação ao patrimônio histórico

Preservar o imóvel e a história de Belém é objetivo da obra de reforma e restauração do Palácio Antônio Lemos, também conhecido como “Palacete Azul”. O prédio histórico, considerado uma jóia da arquitetuta neoclássica, passa por reforma e restauração completas. O suntuoso palácio é a sede oficial da Prefeitura Municipal e do Museu de Arte de Belém (Mabe).

Diante da complexidade e importância dessa obra, a Seurb designou especialistas da diretoria de Obras Civis e Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico para acompanhar e fiscalizar a equipe de profissionais envolvida na missão.

A arquiteta e professora Débora Leite, coordenadora de Patrimônio Histórico da Seurb, lidera a fiscalização da obra desde o início: “Preservar a nossa história é fundamental para nos dar perspectiva de projetos de urbanismo futuros. O restauro do Antônio Lemos é muito significativo também por isso. É missão do poder público, por meio de bons projetos de urbanismo, organizar, preservar e cuidar da cidade, trazendo o sentimento de pertencimento para todos os cidadãos”, assegura Débora.

Texto:

Cristina Nascimento