Gestão municipal planeja aumento de vagas nos cemitérios de Belém a curto e longo prazos

A gestão municipal planeja centralizar em um único órgão a administração dos cemitérios da cidade e também a ampliação de vagas de sepultamentos em cemitérios públicos municipais da capital e distritos. A Prefeitura também estuda a construção de cemitérios públicos verticais para dar conta da demanda no município.

Nesta quarta-feira, 18, o prefeito Edmilson Rodrigues se reuniu com representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic) (esses dois últimos órgãos responsáveis pela administração dos quatro cemitérios públicos do município). “Estamos desenvolvendo uma política para longo prazo para os cemitérios de Belém. Porém, já estamos resolvendo o que é emergencial, para isso montamos um grupo de trabalho para desenvolver projetos”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Atualmente, os cemitérios do Tapanã e de Santa Isabel, em Icoaraci, funcionam em regime rotativo. Já os cemitérios de Santa Izabel, no bairro do Guamá, e de São Jorge, na Marambaia, são de caráter perpétuo, ou seja, a Prefeitura dá a concessão dos túmulos para as famílias.

Cemitérios verticais

O conceito de cemitérios verticais é uma aposta da Prefeitura de Belém para solucionar ou minimizar o déficit de túmulos para sepultamentos nos cemitérios municipais.

“Estamos produzindo catacumbas verticais nos cemitérios existentes para evitar a falta de sepultura e para também respeitar as leis ambientais”, informa Edmilson. “A nossa equipe está focada em realizar projetos eficazes e tem uma certa urgência para isso”.

A equipe de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, composta por arquitetos e engenheiros, está incumbida de desenvolver o projeto do cemitério vertical da cidade.

A Prefeitura de Belém estuda também a possibilidade de comprar sepulturas em cemitérios particulares de Belém (como Cemitério Parque Nazaré, localizado no bairro do Tapanã), já que a lei diz que a aquisição tem que ser dentro dos limites geográficos do município.

Mais de 3 mil sepultamentos por ano

Por ano, a Prefeitura de Belém realiza mais de três mil sepultamentos nos quatro cemitérios ainda em funcionamento. O diretor de Necrópoles da Seurb, órgão que administra os cemitérios de Santa Izabel e de São Jorge, Lucas Farias, explica que outro grande problema é a limpeza dos espaços.

Nos cemitérios públicos existe uma concessão aos usuários; com isso, a responsabilidade de manutenção das sepulturas cabe a quem tem este direito de uso. “Esses usuários têm que procurar os cemitérios para regularizar a concessão junto à administração e principalmente limpar o local”, explica Lucas Farias.

Ele ressalta que à gestão municipal cabe apenas a manutenção e limpeza das quadras e alamedas dos cemitérios Santa Izabel e São Jorge, ovque é feito diariamente, por meio de cronograma.

Fabricio Lopes