Iluminação em LED avança em Belém e chega à rua da Pratinha no bairro São Clemente

• Atualizado há 3 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo(Seurb), segue avançando com o programa Belém Bem Cuidada. A partir de agora, os moradores e comerciantes da rua da Pratinha, no bairro São Clemente, já vivem uma nova realidade. No local, foram instalados 27 pontos de luminárias LED.

Segurança – A ação mudou todo o aspecto visual da rua, contribuindo para aumentar a sensação de segurança dos moradores, principalmente quem sai muito cedo ou chega tarde em casa. Mais luminosas, as luminárias LED são mais duráveis, eficientes e econômicas, em comparação com os antigos pontos de iluminação de vapor de sódio.

“Acredito que tudo o que vem para o bem da comunidade é bem-vindo. Há um mês, eu andava com muita dificuldade pelas ruas do bairro. Hoje em dia não, já tá mais fácil pra gente andar, as crianças vão poder aproveitar melhor a rua para brincar, a venda dos comércios irá aumentar e vamos poder ficar mais tempo na rua, está tudo mais claro”,  comemorou o aposentado Francisco Da Silva, que é morador há 41 anos do bairro São Clemente.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, e o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, acompanharam de perto o início dos trabalhos de instalação das luminárias LED na rua da Pratinha.

Compromisso – “Este é o primeiro bairro residencial em que estamos realizando esse tipo de intervenção. Estamos atendendo uma reivindicação antiga dos moradores. Iniciamos a modernização pela rua da Pratinha e vamos estender para todo o bairro. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Belém que reforça o compromisso da gestão em priorizar quem mais precisa”.

A nova iluminação, segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública, tem o objetivo de acabar com pontos de escuridão, principalmente nas regiões periféricas.

“Já modernizamos grandes vias. Agora, estamos empenhados em levar essa intervenção para mais bairros residenciais da capital e distritos”, destaca Félix.

Novos postes – Ainda segundo o diretor, os serviços devem ser concluídos em até 15 dias e, além da modernização da iluminação, será realizado a implantação de postes com luminárias onde não possui.

O comerciante Hid Santos acompanhou de perto o início dos trabalhos das equipes de iluminação. “Agora minhas vendas vão melhorar muito. A iluminação nos traz uma segurança e nós estávamos precisando disso aqui. As pessoas evitavam até de vir em meu estabelecimento por ser muito perigosa a rua. Acredito muito que agora minha renda irá melhorar mais”, comemorou o comerciante.

Trabalho continua – As próximas ruas do bairro que vão ser beneficiadas são as passagens Santo Antônio, Morimitsu e São João. As ruas transversais também irão receber luminárias LED.

Igor Monteiro