Iluminação pública do bairro da Pedreira começa a ser modernizada pela Prefeitura de Belém

A modernização do parque de iluminação pública, realizada pela Prefeitura de Belém, continua avançando em toda a extensão da capital paraense. O bairro da Pedreira começou a receber o serviço, que irá instalar ao todo 2.559 pontos de luminárias em LED, garantindo mais economia e segurança para os moradores da área de moradia.

O investimento na modernização da iluminação pública é um compromisso da atual gestão municipal, que, desde 2021, garante o serviço pelos bairros e distritos da cidade. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio da concessionária de energia Luz de Belém.

segundo o secretário municipal de urbanismo, Deivison Alves, todos os bairros e distritos serão contemplados com o serviço.

“Estamos trabalhando para que os bairros do município recebam a modernização do parque de iluminação pública em até 18 meses, garantindo, assim, mais conforto, confiança e segurança para a população trafegar, diariamente, pelas vias e espaços públicos. Os serviços já estão acontecendo em diversos locais da cidade e até o dia 13 de março estamos entrando no bairro do Jurunas, para iniciar a modernização da iluminação”, adiantou o secretário.

Cronograma

Devido à extensão do bairro, a modernização da iluminação pública na Pedreira será realizada por etapas. A primeira etapa iniciou nesta terça-feira, 7, com a instalação de 548 luminárias em LED na Av. Visconde de Inhaúma, travessas Barão do Triunfo e Antônio Baena.

Posteriormente, o serviço vai contemplar as passagens Vista Alegre, Doutor Freitas, Itamarati, passagem H, Magalhães, Alm. Saldanha Marinho, Conceição, Doutel, passagem F, Júlio César, Redenção, Santa Luzia, passagem do Arame e Trav. São Sebastião. A previsão é que essa etapa seja concluída dentro de 20 dias.

Melhorias

A movimentação das equipes, que já iniciaram o serviço, chamou a atenção dos moradores do bairro que estão na expectativa para a nova iluminação.

Um deles é Anderson Silva, que estava passeando com o seu pet e resolveu parar para conversar com a equipe da Prefeitura. O universitário, de 26 anos, conta que vai se sentir mais seguro durante os passeios diários com o seu cachorro, na Av. Visconde de Inhaúma.

“Vai melhorar a nossa segurança: essa iluminação antiga é fraca e acaba tornando a rua mais perigosa, principalmente à noite, para as crianças passearem por aqui, para as pessoas praticarem atividade física e para as que vêm passear com o seu pet”, disse o estudante.

A professora Marta Silva, de 53 anos, também relata que a precariedade da iluminação no local inibe a circulação dos próprios moradores.

“A iluminação em LED vai melhorar muito a vida de quem anda aqui pela Visconde. As pessoas utilizam muito esse local para caminhar, praticar atividade física e sempre reclamam bastante da escuridão. Passei pela Duque e vi que ficou muito bonito lá, espero que fique nesse mesmo padrão”, elogiou a moradora Marta.

Para o morador Régis Costa, de 52 anos, “tudo que traz mais luz, traz mais vida. Então, a modernização vai iluminar a vida das pessoas, trazendo mais segurança”.

Talissa Fernandes