Iluminação pública modernizada chega ao Residencial Quinta dos Paricás

Next slide

O residencial Quinta dos Paricás, localizado no Distrito de Outeiro, está com o parque de iluminação pública totalmente modernizado. As 201 luminárias abertas com lâmpadas de vapor de sódio (luz amarela) foram substituídas, recentemente, por luminárias fechadas, com lâmpada de vapor metálico (luz branca), oferecendo maior luminosidade e tempo de durabilidade.

“No começo, quando a gente chegou aqui, era muito ruim, porque as luzes eram amarelas e não iluminavam nada. No período da noite era tudo um breu. As crianças não podiam descer para brincar, era bem perigoso. Agora, está tudo iluminado e a gente pode conversar nas calçadas”, comemora Jaqueline de Fátima Martins, moradora do residencial há mais de dois anos.

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) realizou o serviço, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). O diretor de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, explicou que a modernização da iluminação no Quinta dos Paricás faz parte da estratégia emergencial definida pelo órgão.

Segundo ele, a proposta “é retirar do parque de iluminação pública todas as luminárias abertas e as lâmpadas de vapor de sódio, substituindo, inicialmente, pelas lâmpadas de vapor metálico, por oferecerem uma melhor reprodução de cores, ou seja, com mais de qualidade em comparação às lâmpadas de vapor de sódio”.

Quem também festeja a realização do serviço é Anderson Assunção, em especial por ser proprietário de uma pequena padaria e ter, agora, a possibilidade de vender seus produtos até mais tarde. “A troca das lâmpadas antigas por outras mais modernas veio para melhorar a vida de todo mundo aqui e para quem é comerciante poderá ficar de portas abertas até mais tarde para servir”, enfatiza.

Além das luminárias das ruas, a Seurb está concluindo outros dois projetos no residencial. “Em breve, vamos modernizar também a iluminação na quadra de esporte e a de uma área verde do residencial. Só dependemos da chegada de material”, completa Félix negrão.

O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, adianta que o objetivo da PMB é modernizar todo o parque de iluminação pública de Belém, por ser uma das metas da sua gestão. “Trabalhamos para que a cidade fique mais iluminada, porque iluminação publica com qualidade é um direito e oferece mais segurança”, enfatiza.

Ele lembra que o serviço iniciou pelas praças e monumentos reformados e já passou pelos conjuntos habitacionais que se encontravam em situação precária. “Mas, agora, estamos trabalhando para expandir projetos de modernização por toda Belém”, conclui.

Cristina Nascimento