LAZER, HISTÓRIA E ENCONTRO: Prefeitura de Belém entrega nova praça das Castanheiras com anfiteatro, no Curió-Utinga

“A praça reformada traz grandes benefícios para quem mora e trabalha aqui e para quem é próximo também. Este lugar era muito menor, escuro, as pessoas até ficavam preocupadas em vir para cá, mas agora não. O anfiteatro foi uma revolução para nós e o piso é muito bom. Desejamos que as pessoas também ajudem a cuidar da praça, inclusive, quem passeia com os animais”, pediu Téo Moraes, comerciante e membro do Centro Comunitário do Curió-Utinga.

“Agora está maravilhosa, a praça está toda iluminada, as crianças agora podem vir pra cá e os fiéis estão participando das missas na igreja. Está ótimo”, disse Darlene Menezes, que trabalha com a venda de alimentos há 27 anos e é conhecida como “tia Dadá”.

“Vai melhorar para todo mundo, porque a praça está muito bonita e animada”, completou Francisco Neves, 49 anos, que trabalha na praça há dez anos em um carrinho de lanche.

Os depoimentos de satisfação de Téo, Darlene e Francisco ocorreram na noite deste sábado, 8, logo após a entrega da praça das Castanheiras João Antônio Bachebon, no bairro do Curió-Utinga, pela Prefeitura de Belém totalmente revitalizada e ampliada, inclusive com anfiteatro.

Os investimentos foram de R$ 838 mil nas obras que beneficiaram diretamente 3,2 mil pessoas e geraram 145 empregos diretos e indiretos. O lugar estava há 20 anos sem nenhuma melhoria.

Ainda no governo Edmilson, por meio do Orçamento Participativo, houve a revitalização da praça das Castanheiras, a qual passou a ser a única área de lazer de todo o bairro. Agora, novamente a Prefeitura reformou o espaço e entregou tudo lindo e equipado para a comunidade. O prefeito Edmilson Rodrigues foi pessoalmente entregá-lo aos moradores.

“Ninguém toca no Curió-Utinga, porque o povo é unido pela defesa deste bairro. Uma delas foi a reforma da praça das Castanheiras, que é o coração do bairro. Essa praça aqui é um lugar simbólico, da alegria, da esperança, do futuro. Por isso, todo o Curió-Utinga pediu a reforma e fizemos mais que isso: é uma nova praça, mantendo as Castanheiras e ficou uma beleza de lugar com anfiteatro. As crianças, os jovens e os idosos estão muito felizes”, afirmou o prefeito da cidade.

Secretário Lélio Costa ressalta que Belém vive momento único e novo com investimentos públicos

O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, acompanhou o prefeito da cidade e destacou a importância da obra e o simbolismo das Castanheiras.

“Nosso prefeito Edmilson entrega à Belém, particularmente ao bairro do Curió-Utinga, esta praça que representa muito, é um equipamento que serve à cultura, ao lazer, à socialização e à história deste bairro. Serve à integração da igreja, mas não é só a católica, mas de todas as igrejas do bairro, é um lugar de encontro, com anfiteatro, com piso intertravado, piso tátil direcional, brinquedos novos e a preservação das Castanheiras, que são os símbolos deste lugar”.

Lélio Costa frisou, ainda, que esse é o cuidado que o prefeito tem com Belém, que vive um novo tempo com os Governos de Lula e Edmilson.

“Eles estão fazendo uma revolução na cidade, é um novo tempo, uma nova história e um novo momento que Belém está vivendo. E é por causa de Lula e Edmilson que Belém é sede da COP-30, que Belém está avançando em obras de infraestrutura, que vão servir à Belém, sim, claro. Mas vão deixar um legado para a cidade”.

O secretário ressaltou que Belém vive momento único e novo com investimentos públicos, seja em um espaço como a praça das Castanheiras, que produz lazer, história e encontro, como em outros, como o Mercado de São Brás, o Complexo do Ver-o-Peso, na área viária, de mobilidade urbana e outras.

“Por fim, quero parabenizar ao bairro do Curió-Utinga e dizer da nossa alegria em poder continuar essa nossa revolução urbana sob o comando do nosso prefeito, muito mais conquistas e obras chegarão ao bairro com o Lula e nosso prefeito Edmilson”, finalizou o secretário de Urbanismo.

SERVIÇOS – As obras envolveram novo calçamento; rampa de acesso; piso tátil; acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação toda com LED; anfiteatro (que não existia), pintura; playground (área ao ar livre, para recreação infantil, composta pelos mais variados brinquedos e equipamentos); bancos; e lixeiras na praça, que fica na passagem Alberto Engelhardo.

Durante a entrega pula-pula, pipoca e algodão-doce para as crianças.

Texto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb

Fotos: Marcelle Andrade e Leonardo Mangas/Ascom Seurb.