MAIS CUIDADO COM O BAIRRO: Prefeitura de Belém revitaliza a praça Pedro Álvares Cabral, na Marambaia, e conclui até início de julho

Foto: Juliane Castro/Ascom Seurb

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), vai entregar mais uma praça para os moradores do bairro da Marambaia: a Pedro Álvares Cabral. As obras de reforma do espaço envolvem recursos de R$ 708 mil e geram 145 empregos diretos e indiretos. Em apenas um mês e meio, as obras já estão concluídas em 80% e vão beneficiar cerca de 3,2 mil pessoas diretamente.

A previsão de entrega pela Prefeitura de Belém é até o início do  próximo mês de julho, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do secretário de Urbanismo, Lélio Costa.

Foto: Juliane Castro/Ascom Seurb

“É mais uma grande obra que o prefeito Edmilson vai entregar à cidade de Belém, é mais um bom equipamento para a Marambaia de tantas outras conquistas que este bairro já obteve nos dois primeiros mandatos e neste atual do prefeito. Ainda terá a entrega das praças Fantasma, Dom Alberto, ou seja, são muitos equipamentos públicos que o prefeito entregará à Marambaia”, ressalta o secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa.

Foto: Juliane Castro/Ascom Seurb

A praça Pedro Álvares Cabral, que fica no conjunto com o mesmo nome, entre as ruas B e C, recebe quadra para prática de esportes protegida por alambrado, área de lazer e de convivência, e parque infantil. Além de iluminação toda com LED, piso tátil, rampas de acesso, bancos e lixeiras. Também foi feita a drenagem da arena. E a recuperação do centro comunitário.

Outra praça na Marambaia foi entregue no último dia 7, quando houve a inauguração da praça Sônia Maria Frazão. Foram investimentos de R$ 621 mil, no conjunto Cohab Gleba II, beneficiando diretamente 4.200 pessoas que moram no bairro, além de ter gerado 145 empregos diretos e indiretos.

Foto: Leonardo Mangas/Ascom Seurb

Moradores se sentem respeitados e prestigiados pela Prefeitura

“Há algumas semanas, vivíamos praticamente no meio do mato, que estava na minha altura, com 1,94 metros. Estávamos totalmente sem esperanças para a reforma na praça, a gente não via calçada, nada e nos juntávamos para fazer capinagem. Hoje, parece que estou morando em outro bairro, porque está ficando muito bonito o trabalho. Agora, vou para a porta de casa e vejo um outro ambiente. O pessoal que trabalha faz um serviço excelente”, elogia Cleber Fernandes, que é empreendedor e vive na área da praça Pedro Álvares Cabral.

O morador diz, ainda, que a comunidade da área se sentia abandonada, mas hoje o sentimento mudou. “Confesso que nos sentíamos abandonados, mas hoje não mais. Agora, nos sentimos prestigiados pela Prefeitura em trazer essa obra tão bonita pra cá pra gente, ficando um lugar bonito e seguro, valorizando nosso conjunto, que se tornou um ambiente legal”, conta Fernandes.

Foto: Leonardo Mangas/Ascom Seurb

A autônoma Alba Ribeiro, 41 anos, mora com a família no conjunto Pedro Álvares Cabral desde que nasceu. Para ela, as reformas no espaço são uma vitória da comunidade, que recebeu um olhar respeitoso da Prefeitura de Belém.

“Para nós, para mim aqui do conjunto, principalmente porque cresci aqui, ver uma benfeitoria desta é de muita valia. Quando criança eu pude usufruir de um espaço de recreação, para brincar. Mas, infelizmente, meus filhos não estavam podendo. E, para nós, é uma vitória muito grande ter uma praça assim recuperada. Já esperávamos isso há algum tempo, era o olhar que esperávamos da Prefeitura”.

EXPECTATIVAS – Agora, a expectativa dos moradores é para o dia da entrega do espaço totalmente pronto pela gestão municipal.

“Estamos na expectativa da finalização da obra, para que possamos trazer nossos filhos para brincar no playground, jogar uma bolinha e curtir uma praça digna e decente para nós. Estamos nos reunindo para formar uma comissão de moradores para zelar pela praça, porque isso é também nossa responsabilidade”, afirma o empreendedor  Fernandes.

“Como levamos muito tempo para conseguir isso, espero também que nós, moradores, possamos zelar, não destruir, não sujar para que possamos aproveitar”, pede a autônoma Alba Ribeiro.

Texto: Cleide Magalhães/Ascom Seurb.