Mais de 12 mil atendimentos realizados pelo app e site de iluminação pública da Prefeitura só no 1º semestre

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou mais de 12 mil atendimentos de iluminação pública na capital apenas nos seis primeiros meses de 2023.

De acordo com o diretor do DIP, Félix Negrão, a população fez mais de 12 mil solicitações por meio do aplicativo e site.  “Já atendemos 12.283 demandas, principalmente de lâmpadas apagadas nos postes de Belém”, explicou o diretor.

Além da grande quantidade de atendimentos, a prefeitura continua avançando com a modernização da iluminação pública de LED, que já atingiu 50% nos bairros da Pedreira e Tapanã, e 35% nos bairros do Parque Verde e Marco.

Informatização

Para o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a informatização de demandas é essencial. “Ampliamos os meios de comunicação entre o DIP e a população, para dar mais agilidade do início ao fim dos atendimentos”, explicou.

A partir da modernização dos canais de atendimento, para questões de iluminação pública, os técnicos têm acesso diretamente ao sistema, que, de maneira informatizada, traça as rotas para que as equipes cheguem com exatidão nos locais de atendimento.

Canais de atendimento

O Departamento de Iluminação Pública da Seurb dispõe de canais de atendimento on-line e presencial, onde o 0800-042-0971 é uma central de atendimento 24 horas. Mas a população também pode realizar solicitações e serviços on-line por meio do aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS, e no site da Luz de Belém.

O aplicativo Iluminação Pública Belém é gratuito e, a partir dele, é possível informar o endereço da denúncia e o número de identificação do poste, para solicitar os serviços de forma mais rápida. Para utilizar o aplicativo, é necessário se cadastrar com e-mail e CPF.

Já no site da Seurb, o usuário não precisa realizar cadastro, bastando se dirigir a aba solicitar reparo em iluminação pública. No site da Luz de Belém, é necessário informar o endereço e o número da plaqueta, disponível no poste, para requerer um serviço.

“Também é importante reforçar que um dos principais meios que a população usa, o 0800, recebe ligações de telefones fixos e móveis, para facilitar o contato com o departamento de iluminação pública”, finalizou o diretor do DIP.

Para atendimentos presenciais, é preciso comparecer à sede da Seurb, localizada na Av. Governador José Malcher, nº 1.622, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Sarah Carneiro