MODERNIDADE: Novo Mercado do Guamá atende às expectativas dos feirantes que trabalham no espaço

• Atualizado há 2 semanas ago

A Prefeitura de Belém concluiu a revitalização do Mercado do Guamá, onde está incluída a Feira da Farinha, em novembro deste ano. Mais uma obra moderna que beneficia diretamente a população do bairro, os visitantes e permissionários.

No novo Mercado do Guamá há diversos setores, inclusive a feira da Farinha.

Os serviços feitos no Guamá foram executados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e tiveram garantidas as mesmas qualidades das obras feitas pela Seurb no Mercado da Terra Firme e no Complexo da Pedreira, entregues pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta quinta-feira, 26.

O Mercado do Guamá está com maior ventilação, iluminação econômica com LED, portas de enrolar, instalações elétricas, predial e geral, assim como instalações hidrosanitárias predial e geral

Todas essas obras entregues pela Prefeitura, tornam realidade o compromisso firmado pelo prefeito Edmilson junto à população e aos feirantes. O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, a equipe de engenheiros da Seurb e demais trabalhadores se empenharam para que os serviços avançassem e as obras fossem entregues ainda em 2024. O resultado disso são as demonstração de satisfação dos trabalhadores do mercado.

O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, a equipe de engenheiros da Seurb e demais trabalhadores se empenharam para que os serviços avançassem e as obras fossem entregues ainda em 2024. Foto: Cleide Magalhães – Ascom Seurb

“Foi muito bom receber o novo mercado, os boxes estão lindos, bem adequados para colocar a farinha. Agora, todo mundo passa e admira. Resta a gente preservar e não avacalhar, colocar lixo no lugar, pra ficar sempre bonito”, ressaltou a feirante Suzana Gaia, que trabalha na feira da Farinha, dentro do Mercado do Guamá.

Feirante Suzana Gaia trabalha na feira da Farinha, dentro do Mercado do Guamá

A artesã Marilene Souza, que trabalha há 13 anos com confecção de roupas também no Mercado do Guamá, conta que está satisfeita com as obras. “Agora este espaço está muito lindo para trabalharmos com dignidade, foi muito bom esse olhar da Prefeitura para nós”.

A artesã Marilene Souza diz estar satisfeita com as obras realizadas no espaço

Modernidade

O Mercado do Guamá, bem como o Complexo da Pedreira e o Mercado da Terra Firme, foram revitalizados com o que há de mais moderno em termos de feiras, mercados e complexos no Brasil, como maior ventilação, iluminação mais eficiente e econômica com LED, fachada em painel ACM com alta durabilidade e outros.

Os serviços feitos pela Seurb nesses espaços envolveram alvenarias, revestimentos simples, revestimentos cerâmicos no piso e na parede, korodur (granito no piso), portas de enrolar, instalações elétricas, predial e geral, instalações hidrosanitárias predial e geral.

Além de estruturas metálicas, painel ACM (com maior flexibilidade, fácil limpeza e manipulação e a alta durabilidade), forros, placas em granito, placas cimentícias. Na Terra Firme teve ainda fachada em brise – tipo veneziana para melhorar a ventilação e visualização.

O mercado fica na Av. José Bonifácio com a Av. Barão de Igarapé-Miri.

Participação popular

Todo o processo de revitalização dos mercados, feiras e complexos foi acompanhado e sugerido em audiências públicas abertas aos feirantes, moradores dos bairros envolvidos e população em geral, todos tendo a oportunidade de opinarem suas sugestões ao projeto e nas alocações das feiras provisórias padronizadas, montadas próximas aos espaços em obras.

Além disso, as Comissões de Fiscalização (Cofis), escolhidas pelos trabalhadores das feiras, acompanham continuamente as intervenções nos mercados.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom Seurb.

Fotos: Juliane Castro – Ascom Seurb.

Veja também