Modernização da iluminação pública chega a ruas do bairro do Jurunas

• Atualizado há 2 anos ago

A modernização da iluminação pública realizada pela Prefeitura de Belém segue avançando com a instalação de luminárias de LED. Desta vez, em dez vias do bairro do Jurunas, para que moradores, frequentadores e comerciantes tenham mais qualidade de vida e segurança no dia a dia. O trabalho de modernização é realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio da concessionária de iluminação pública Luz de Belém.

“Vamos seguir modernizando o parque de iluminação pública de Belém com a instalação de luminárias LED. Serão quase 100 mil pontos de iluminação nos bairros e distritos de Belém, o que vai ajudar no dia a dia da população e nos ajuda na redução de custos com iluminação pública, já que as lâmpadas de LED são mais econômicas”, explica o diretor do departamento de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão.

Etapas

Por ser um bairro de grandes dimensões, o Jurunas receberá a modernização da iluminação pública por etapas. As obras já iniciaram em dez vias do bairro onde, ao todo, serão instalados 464 pontos. A comerciante Roseane Costa diz que melhorou bastante a iluminação na travessa de Breves. “Aqui era uma rua muito escura, mas, como agora está mais claro, melhorou até para os negócios”.

As equipes seguem trabalhando pelas ruas Fernando Guilhon, Cesário Alvim, Arcipreste Manoel Teodoro, travessa de Breves e rua São Miguel, implantando as novas luminárias e lâmpadas de LED. A previsão é que essa etapa seja concluída em abril, levando mais qualidade no dia a dia da população.

Serviço de qualidade

A implantação de lâmpadas de LED, que produzem mais luz (lúmens) por watt consumido, pode levar a uma economia de 50% a 80% de energia e também à diminuição das emissões de carbono.

“Estamos empenhados em deixar Belém com uma iluminação mais eficiente e potente, o que certamente é um atrativo para que o cidadão possa fazer o uso de áreas públicas ao anoitecer, como ficar conversando na porta, sair para praticar exercícios e as crianças poderem brincar na rua. Estamos seguindo uma determinação do prefeito Edmilson de levar uma iluminação de qualidade para todos e todas”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Por ter uma capacidade maior de alcance, as luminárias de LED proporcionam à população da área mais segurança ao transitar e ainda melhor qualidade no serviço, uma vez que o tempo de vida útil  das luminárias LED é maior, podendo chegar a  100 mil horas de uso.

Rosilda Corrêa, moradora do bairro há cinquenta anos e da Av. Eng. Fernando Guilhon há vinte, elogiou a troca das lâmpadas, dizendo que o trabalho foi bem rápido e deixou a rua bem mais iluminada. “Contribuiu positivamente para a segurança pública e também para os mais idosos, pois assim evita acidentes”, completou.

As vias selecionadas para a implantação das luminárias de LED no bairro do Jurunas nesta primeira etapa são:

Av. Eng. Fernando Guilhon;
Av. Roberto Camelier;