Modernização na iluminação pública transforma a vida das comunidades em Belém

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal Urbanismo (Seurb), concluiu a modernização do parque de iluminação pública na comunidade Rui Barata, no bairro Parque Verde, onde vivem, aproximadamente, 1.140 famílias. Com a modernização foram instalados 129 pontos de luminárias LED, que garantem mais luminosidade e durabilidade.

A nova iluminação, segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Félix Negrão, tem o objetivo de acabar com pontos de escuridão, principalmente nos bairros mais distantes do centro. “Já modernizamos grandes vias. Agora, estamos empenhados em levar essa intervenção para mais bairros residenciais da capital e para os distritos”, destaca Félix.

Famílias satisfeitas

A chegada da modernização da Iluminação Pública leva mais tranquilidade para os moradores e os comerciantes da comunidade. Edileuza Párrio da Silva, mora há 20 anos na comunidade Rui Barata e tem uma loja de modas e variedades e se diz satisfeita com a nova iluminação na área.

“O benefício das lâmpadas de LED foi grande. Antigamente por aqui a gente tinha muitos assaltos, porque as lâmpadas anteriores eram muito fracas e a maioria nem acendia. Com essas novas, nem precisei mais ligar a minha daqui da frente da loja, porque essa lâmpada é tão boa que clareia tudinho aqui, trazendo benefício não só pra mim, como para todos”, assegura a moradora.

Segurança para as crianças

Maria Elza de Oliveira, líder comunitária que coordena um projeto de dança para as crianças do bairro, se diz também satisfeita com os novos pontos de luz em LED. “Antes eu tinha que ir de casa em casa deixar as meninas depois das aulas. Ninguém tinha paz. Hoje a realidade é outra. As famílias voltaram a se sentar nas portas e as crianças podem brincar nas ruas. Ou seja, a comunidade agora tem mais vida”, conta emocionada, a líder comunitária.

“Eu estou aqui há 24 anos. E foram todos os anos lutando pelo direito de ter uma moradia digna. Agora, finalmente estamos conseguindo. É muito gratificante”, afirma dona Maria das Graças Corrêa Lages, uma das fundadoras da comunidade.

Expansão da iluminação avança

Segundo o diretor de Iluminação Pública da Seurb, Félix Negrão, o Parque verde é o segundo bairro residencial que recebe a modernização da iluminação pública. A Seurb já realizou o serviço anteriormente em toda a Rua da Pratinha, no bairro São Clemente. “Essa é mais uma ação da Prefeitura de Belém, que reforça o compromisso da gestão em priorizar quem mais precisa”, ressalta.

Cristina Nascimento