Moradores do Umarizal comemoram a entrega do novo espaço de convivência

Moradores do Umarizal comemoram a entrega do novo espaço de convivência

“Moro na na rua Independência há mais de 40 anos e não tive a oportunidade de brincar nessa praça, era só lama e mato. Agora, minhas filhas e sobrinhas poderão ter essa oportunidade de diversão”, contou, emocionada, a enfermeira Cleideane Santana, 43 anos, durante a entrega da Praça Independência, no bairro do Umarizal. 

O espaço reformado pela Prefeitura de Belém foi entregue na noite desta quinta-feira, 2, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, parlamentares e titulares de secretarias municipais. 

Reforma e acessibilidade

A praça conta com um novo playground, rampas de acesso para cadeirantes, paisagismo, sinalização de todo o entorno, pintura geral, além de uma nova iluminação. Todo o serviço foi orçado em R$ 47.472,86, para a reforma da Praça Independência. 

O prefeito Edmilson Rodrigues lembrou que já inaugurou algumas praças este ano e pretende entregar mais outras prontas para serem usada por todos. “Aqui é um espaço para a convivência, com brinquedos para as crianças, bancos para os pais sentarem, se divertirem”, ressaltou. 

Acompanhamento da comunidade

A obra, que durou 45 dias, foi uma das solicitações do programa de participação popular Tá Selado. Todo o serviço de refoma foi acompanhado pela Comissão de Fiscalização de Obras (Cofis), formada por moradores do entorno.

A aposentada Simey Monteiro, de 64 anos, membro da Cofis, elogiou a iniciativa da prefeitura em ouvir a opinião dos moradores. “Nós participamos ativamente da fiscalização da obra. Conseguimos expor o que queríamos e o que não queríamos, e sempre fomos ouvidos e atendidos no que era possível”, assegurou.

O secretário de Urbanismo, Deivison Alves, informou que a Prefeitura de Belém já entregou sete praças reformadas neste ano de 2022, nos bairros da Cidade Velha, Marambaia e Val-de-Cans. A próxima entrega prevista é o espaço do Ver-o-Rio.  

Texto:

Victor Miranda