Muita emoção marca a inauguração da Iluminação da avenida Visconde de Souza Franco

A emoção tomou conta da avenida Visconde de Souza Franco (Doca) na noite desta quarta-feira, 5, com a inauguração da iluminação decorativa para o Círio 2022, que conta com uma imagem gigante de Nossa Senhora de Nazaré.

A Banda da Guarda Municipal embalou as pessoas que compareceram à avenida Doca de Sousa Franco para ver a iluminação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

A servidora pública Tereza Serra, de 61 anos, ficou emocionada com a iluminação. “Trabalho aqui perto e já estava na expectativa desde a manhã. Estou muito emocionada e empolgada com toda essa decoração na cidade”, comentou.

Iluminação e tradição

A decoração conta com o famoso túnel luminoso, que ficava na praça Santuário, e que foi deslocado para um trecho da Doca, permitindo que mais pessoas tenham acesso à iluminação. Os postes da avenida também recebem a tradicional iluminação, com símbolos de estrelas, arabescos e a imagem peregrina. No canal, estão instalados elementos luminosos em formato de árvores, barcos e fitas.

Uma das novidades este ano é a réplica da fachada da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que foi montada na avenida. A estrutura é de madeira e está completamente iluminada, além de contar com uma porta ao meio, para dar acesso ao túnel.

A assistente social Nilzaleia Santos, de 60 anos, não parava de fotografar a decoração e destacou como o clima da cidade está diferente. “Belém está linda, o clima de Círio já chegou, estou muito animada, depois de dois anos sem as procissões”, comemorou.

Imagem peregrina
Durante a inauguração da iluminação, o público contou com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Após um momento de celebração, a imagem luminosa foi acesa pelo prefeito Edmilson Rodrigues, iluminando toda a avenida.

A estrutura possui 27 metros de altura, 11,60m de largura e está montada em cima de um dispositivo rotacional. Milhares de lâmpadas em led destacam os símbolos da estrutura, dando forma ao manto.

“Agora é uma nova tradição dentro da tradição secular que é o Círio”, afirma o prefeito Edmilson Rodrigues.  Ele ressaltou que as duas imagens se encontram em uma única fé, em momento de amor e esperança. “É muito importante poder contribuir para essa homenagem”, assegura.

“A iluminação temática e decorativa do Círio 2022 foi preparada com muito carinho, com fé e amor pensando em uma grande festa a ser realizada em Belém. A iluminação começa desde a Igreja da Sé, percorre o caminho do Círio pelo Ver-o-Peso, pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré com toda a via iluminada chegando até a Basílica, onde também foi preparada toda uma iluminação com arranjos e uma imagem giratória da santa e outra na Doca”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.

Victor Miranda